Lexicografia Pedagógica

história e panorama em contexto brasileiro

Autores

  • Mariana Daré Vargas UNESP

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL36-v12n4a2018-2

Palavras-chave:

Lexicografia Pedagógica, História da Lexicografia Pedagógica, Metalexicografia Pedagógica, Ensino-aprendizagem de línguas

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar reflexões sobre questões teóricas relacionadas à  Lexicografia Pedagógica. Resgatam-se as origens dessa disciplina, no final do século XIX e começo do século XX, quando da mudança do paradigma de ensino de línguas (MOLINA GARCÍA, 2006). Apresentam-se conceitos de Lexicografia Pedagógica atribuídos por especialistas (DUBOIS; DUBOIS, 1970; RUNDELL, 1998; HARTMANN, 2001; MOLINA GARCÍA, 2006; DURAN; XATARA, 2007; DURAN, 2008; HERNÁNDEZ, 2008; WELKER, 2008; KRIEGER, 2011; WELKER, 2011; DE SCHRYVER, 2012). Por fim, discutem-se as áreas com as quais essa ciência faz interface e propõe-se o panorama da Lexicografia Pedagógica em contexto brasileiro, proposta ampliada de Duran e Xatara (2007), da qual fazem parte, além de aluno(a), professor(a), lexicógrafo(a) e editor(a), o Governo Federal e as publicações especializadas.

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Biografia do Autor

Mariana Daré Vargas, UNESP

Doutoranda no Programa de Linguística e Língua Portuguesa, da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), campus de Araraquara-SP. Bolsista da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).

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Publicado

19.01.2019

Como Citar

DARÉ VARGAS, M. Lexicografia Pedagógica: história e panorama em contexto brasileiro. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 12, n. 4, p. 1934–1949, 2019. DOI: 10.14393/DL36-v12n4a2018-2. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/41472. Acesso em: 5 nov. 2024.