A lematização de expressões idiomáticas em dicionários para aprendizes

Autores

  • Jacqueline Vaccaro Teer UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL36-v12n4a2018-16

Palavras-chave:

Dicionários de aprendizes, Espanhol como Língua Estrangeira, Expressões Idiomáticas

Resumo

Esse trabalho discute a inserção de fraseologia, especificamente de Expressões Idiomáticas (EIs), em dicionários de aprendizes de língua espanhola. Para isso, defende-se a importância de sua inclusão, já que são não composicionais, ou seja, seu significado não pode ser depreendido a partir da somatória dos significados individuais dos elementos que as compõem. A análise foi feita da seguinte forma: foram buscadas EIs em dois intervalos lemáticos de cem folhas cada no dicionário SEÑAS, que é um dicionário de tamanho menor e direcionado a falantes de Espanhol como Língua Estrangeira (E/LE) de nível intermediário. A partir dos resultados encontrados, buscaram-se essas mesmas EIs no dicionário SALAMANCA, obra de porte maior, monolíngue e direcionado a falantes de E/LE de nível avançado. Com essa análise contrastiva, foi possível constatar algumas deficiências de ambos os dicionários como falta de marcas de uso ou não concordância sobre forma, extensão ou variantes de EIs.

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Biografia do Autor

Jacqueline Vaccaro Teer, UFRGS

Mestre em Linguística pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre.

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Publicado

19.01.2019

Como Citar

TEER, J. V. A lematização de expressões idiomáticas em dicionários para aprendizes. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 12, n. 4, p. 2363–2383, 2019. DOI: 10.14393/DL36-v12n4a2018-16. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/41330. Acesso em: 22 dez. 2024.