Resumo acadêmico
análise de uma experiência de ensino da escrita na esfera acadêmica
DOI:
https://doi.org/10.14393/DL35-v12n3a2018-9Palavras-chave:
Escrita acadêmica, Resumo acadêmico, Letramento acadêmicoResumo
: Este estudo visa apresentar uma experiência de ensino-aprendizagem de escrita acadêmica com estudantes de Pedagogia de uma universidade pública. A experiência tratou especificamente da produção de resumos acadêmicos e integrou uma pesquisa de doutoramento sobre o tema do letramento acadêmico. Os pressupostos teóricos que fundamentaram este trabalho provêm dos estudos de Street (2014), Lea e Street (1998; 2014) e Lillis (1999). A experiência descrita foi um encaminhamento pedagógico, cujos resultados revelaram que: a) ainda que os graduandos desconheçam as características de alguns gêneros acadêmicos, é possível inseri-los de maneira efetiva nas práticas letradas que circundam na esfera acadêmica; b) quando o trabalho contempla o texto como instrumento de ensino e aprendizagem, numa situação de interação social, a referida ação se torna significativa e os discentes compreendem a função social do gênero analisado/produzido.Downloads
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