Resumo acadêmico

análise de uma experiência de ensino da escrita na esfera acadêmica

Autores

  • Marcela Mello

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL35-v12n3a2018-9

Palavras-chave:

Escrita acadêmica, Resumo acadêmico, Letramento acadêmico

Resumo

: Este estudo visa apresentar uma experiência de ensino-aprendizagem de escrita acadêmica com estudantes de Pedagogia de uma universidade pública. A experiência tratou especificamente da produção de resumos acadêmicos e integrou uma pesquisa de doutoramento sobre o tema do letramento acadêmico. Os pressupostos teóricos que fundamentaram este trabalho provêm dos estudos de Street (2014), Lea e Street (1998; 2014) e Lillis (1999). A experiência descrita foi um encaminhamento pedagógico, cujos resultados revelaram que: a) ainda que os graduandos desconheçam as características de alguns gêneros acadêmicos, é possível inseri-los de maneira efetiva nas práticas letradas que circundam na esfera acadêmica; b) quando o trabalho contempla o texto como instrumento de ensino e aprendizagem, numa situação de interação social, a referida ação se torna significativa e os discentes compreendem a função social do gênero analisado/produzido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BARTON, D. & HAMILTON, M. Local Literacy: Reading and writing in one community. London and New York: Routledge, 1998.

BEZERRA, B. Letramentos acadêmicos na perspectiva dos gêneros textuais. Fórum Linguístico, Florianópolis, v. 9, n.º 4, p. 247-258, out/dez, 2012.

BRASIL. Censo da educação superior 2013: resumo técnico. – Brasília : Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2015. Disponível em: http://bit.ly/2eCAYny. Acesso em: 08 de jun. de 2016.

FISCHER, A. A construção de letramentos da esfera acadêmica. Tese (Doutorado em Linguística). Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2007.

FISCHER, A.; PELANDRÉ, N. Letramento acadêmico e a construção de sentidos nas leituras de um gênero. In: Perspectiva, Florianópolis, v. 28, 569-599, jul./dez, 2010.

GEE, J. Social Linguistics and literacies: ideology in discourses. 2. ed. London/Phliladelphia: The Farmer Press, 1999.

LEA M; STREET B. Student writing in higher education: an academic literacies approach. Studies in Higher Education, vol. 23, Issue 2, p. 157, jun, 1998. https://doi.org/10.1080/03075079812331380364

______. O modelo de “letramentos acadêmicos”: teoria e aplicações. Revista Filologia e Linguística Portuguesa, São Paulo, v. 16, n. 2, p. 477-493, jul/dez, 2014.

LILLIS, T. Whose ‘Common Sense’? Essayist literacy and the institutional practice of mystery. In: JONES, C.; TURNER, J.; STREET, B. (Org.). Students writing in the university: cultural and epistemological issues. Amsterdam: John Benjamins, 1999.

MARCUSCHI, M. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONISIO, A.; MACHADO, A.; BEZERRA, M. (orgs.). Gêneros textuais e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.

MORETTO, M. Um modelo didático do gênero Trabalho de Conclusão de Curso e uma perspectiva de trabalho em sala de aula. 2014, 212 p., (Tese. Doutorado em Educação). Universidade de São Francisco, Itatiba.

MOTTA-ROTH, D.; HENDGES, G. Produção Textual na Universidade. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.

OLIVEIRA, E. Letramentos acadêmicos: o gerenciamento de vozes em resenhas e artigos científicos produzidos por alunos universitários, 2015, 466, (Tese. Doutorado em Linguística Aplicada), Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

PENHAVEL, E. Sobre as funções dos Marcadores Discursivos. Estudos Lingüísticos. XXXIV, p. 1296-1301, 2005.

RAMOS, F.; ESPEIORIN, V. Letramento acadêmico: leitura e escrita na universidade – entrevista com David Russel. Conjectura, v. 14, n. 2, mai/ago, 2009.

RAJAGOLAPAN, K. Por uma linguística crítica: linguagem, identidade e representação. 2 ed. São Paulo: Parábola, 2004.

STREET, B. Literacy in theory and practice. London: Cambridge University Press, 1984.

STRETT, B. Letramentos sociais: Abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Trad. Marcos Bagno. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

Downloads

Publicado

21-09-2018

Como Citar

MELLO, M. Resumo acadêmico: análise de uma experiência de ensino da escrita na esfera acadêmica. Domínios de Lingu@gem, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 1607–1629, 2018. DOI: 10.14393/DL35-v12n3a2018-9. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/40573. Acesso em: 11 ago. 2022.