A competência oral
uma abordagem por tarefas
DOI:
https://doi.org/10.14393/DL34-v12n2a2018-11Palavras-chave:
Tarefa, Produção oral, Aprendizagem, Língua estrangeiraResumo
Neste artigo, são apresentados exemplos de tarefas pedagógicas para o desenvolvimento das capacidades da oralidade do público chinês aprendiz de português língua estrangeira (PLE). Seguindo uma perspectiva holística e analítica (ELLIS, 2003; LONG, 2007, 2015; SAMUDA; BYGATE, 2008), a proposta pedagógica descrita baseia-se nos princípios metodológicos de uma abordagem por tarefas, definidos por Doughty e Long (2003) e Long (2009, 2015), e nos princípios subjacentes à aquisição de uma língua estrangeira num contexto de instrução, estabelecidos por Ellis (2005) e Ellis e Shintani (2014). Nessa abordagem, está subjacente a utilização de documentos áudio e audiovisuais autênticos, por fornecerem um input rico e significativo da língua alvo. Ao nível da produção, são integradas tarefas que privilegiam a interação e a negociação de sentido (LONG, 1983, 1985) para uma aprendizagem colaborativa (SWAIN, 2000, 2005; SWAIN; SUZUKI 2008). Espera-se que as tarefas apresentadas promovam a automatização e também o estabelecimento de novas relações entre forma/ significado, permitindo o desenvolvimento da proficiência linguística e da competência intercultural do aprendiz.Downloads
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Referências
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