A competência oral

uma abordagem por tarefas

Autores

  • Sara Gonçalves Santos Universidade de Macau

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL34-v12n2a2018-11

Palavras-chave:

Tarefa, Produção oral, Aprendizagem, Língua estrangeira

Resumo

Neste artigo, são apresentados exemplos de tarefas pedagógicas para o desenvolvimento das capacidades da oralidade do público chinês aprendiz de português língua estrangeira (PLE). Seguindo uma perspectiva holística e analítica (ELLIS, 2003; LONG, 2007, 2015; SAMUDA; BYGATE, 2008), a proposta pedagógica descrita baseia-se nos princípios metodológicos de uma abordagem por tarefas, definidos por Doughty e Long (2003) e Long (2009, 2015), e nos princípios subjacentes à aquisição de uma língua estrangeira num contexto de instrução, estabelecidos por Ellis (2005) e Ellis e Shintani (2014). Nessa abordagem, está subjacente a utilização de documentos áudio e audiovisuais autênticos, por fornecerem um input rico e significativo da língua alvo. Ao nível da produção, são integradas tarefas que privilegiam a interação e a negociação de sentido (LONG, 1983, 1985) para uma aprendizagem colaborativa (SWAIN, 2000, 2005; SWAIN; SUZUKI 2008). Espera-se que as tarefas apresentadas promovam a automatização e também o estabelecimento de novas relações entre forma/ significado, permitindo o desenvolvimento da proficiência linguística e da competência intercultural do aprendiz.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

DOUGHTY, C. Cognitive underpinnings of focus on form. In ROBINSON, P. Cognition and Second Language Instruction. UK: Cambridge University Press, 2001, p. 206-257. https://doi.org/10.1017/CBO9781139524780.010

DOUGHTY, C.; LONG, J. Optimal psycholinguistic environments for distance foreign language learning. In: Forum of International Development Studies, n. 23, p. 35-58, março 2003.

DOUGHTY, C.; WILLIAMS, J. Focus on Form in Classroom Second Language Acquisition. UK: Cambridge University Press, 1998.

ELLIS, R. Task-Based Language Teaching and Learning. Oxford: Oxford University Press, 2003.

ELLIS, R. Principles of instructed language learning. System, Elsivier, vol. 33, p. 209-224, 2005.

ELLIS, R.; SHINTANI, N. Exploring Language Pedagogy through Second Language Acquisition Research. New York: Routledge, 2014.

GASS, S. M.; SELINKER, L. Second Language Acquisition: An Introductory Course (Third Edition). New York: Routledge, 2008.

LONG, M. Second Language Acquisition and Task-Based Language Teaching. UK: Willey Blackwell, 2015.

LONG, M. H. Native/non-native speaker conversation and the negotiation of comprehensible input. In Applied Linguistics, vol. 4, N°2, p. 126-141, 1983. https://doi.org/10.1093/applin/4.2.126

LONG, M. H. Input and second language acquisition theory. In: GASS, S. M.; MADDEN, C. G. Input in second language acquisition. Rowley, MA: Newbury House, 1985, p. 377-393.

LONG, M. H. Focus on Form: A Design Feature in Language Teaching Methodology. In: DE BOT, K.; GINSBERG, R.; KRAMSCH, C. Foreign Language Research in Cross-Cultural Perspective. Amsterdam: John Benjamins, 1991, p. 39-52. https://doi.org/10.1075/sibil.2.07lon

LONG, M. H. Problems in SLA. New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates Publishers, 2007.

LONG, M. H. Methodological Principles for Language Teaching. In LONG, M. H.; DOUGHTY, C. J. The Handbook of Language Teaching. UK: Wiley-Blackwell, 2009, p. 373-394. https://doi.org/10.1002/9781444315783.ch21

LONG, M.; ROBINSON, P. Focus on form: Theory, research, and practice. In: DOUGHTY, C.; WILLIAMS, J. Focus on Form in Classroom Second Language Acquisition. UK: Cambridge University Press, 1998, p. 15-41.

MACKEY, A. Input, Interaction and Corrective Feedback in L2 Learning. Oxford: Oxford University Press, 2012.

MARQUES DIAS, H. B. S. M. R. Português Europeu Língua Não Materna À Distância: (Per)Cursos de Iniciação Baseados em Tarefas. 2008. 398 f. Dissertação de Doutoramento. Universidade Aberta, Lisboa, 2008.

SAMUDA, V.; BYGATE, M. Tasks in Second Language Learning. UK: Palgrave Macmillan, 2008. https://doi.org/10.1057/9780230596429

SANTOS, S. Perfil do Aprendente Universitário de Português Língua Estrangeira em Macau. In: GROSSO, M. J.; GODINHO, A. P. C. O Português na China. Lisboa: LIDEL, 2014, p. 155-192.

SANTOS, S. Falar pelos Cotovelos. Lisboa: LIDEL, 2015.

SCHMIDT, R. The Role of Consciousness in Second Language Learning. In Applied Linguistics, Oxford, vol. 11, n. 2, p. 129-158, 1990.

SCHMIDT, R. Attention. In: ROBINSON, P. Cognition and Second Language Instruction. UK: Cambridge University Press, 2001, p. 3-32. https://doi.org/10.1017/CBO9781139524780.003

SCHMIDT, R. Attention, Awareness and Individual Differences in Language Learning. In CHAN, W. M.; CHI, S.; CIN, K. N.; ISTANTO, J.; NAGAMI, M.; SEW, J. W.; SUTHIWAN, T.; WALKER, I. Proceedings of CLaSIC 2010, Singapore: National University of Singapore, Centre for Language Studies, 2010, p. 721-737.

SWAIN, M. Communicative Competence: Some Roles of Comprehensible Input and Comprehensible Output in Its Development. In GASS, S. M.; MADDEN, C. G. Input in Second Language Acquisition. Rowley, MA: Newbury House, 1985, p. 235-253.

SWAIN, M. The Output Hypothesis: Mediating acquisition through collaborative dialogue. In LANTOLF, J. P. Sociocultural Theory and Second Language Learning. UK: Oxford University Press, 2000, p. 97-114.

SWAIN, M. The Output Hypothesis: Theory and Research. In: HINKEL, E. Handbook of Research in Second Language Teaching and Learning. Volume I. New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates Publishers, 2005, p. 471-483.

SWAIN, M.; LAPKIN, S. Problems in Output and the Cognitive Processes They Generate: A Step Towards Second Language Learning. Applied Linguistics, Oxford, vol. 16, n. 3, p. 371-391, 1995. https://doi.org/10.1093/applin/16.3.371

SWAIN, M.; SUSUKI, W. (2008). Interaction, Output, and Communicative Language Learning. In SPOLSKY, B.; HULT, F. M. The Handbook of Educational Linguistics. UK: Wiley-Blackwell, 2008, p. 557-570. https://doi.org/10.1002/9780470694138.ch39

VAN DEN BRANDEN, K. Task-Based Language Education: from theory to practice. Cambridge: Cambridge University Press, 2006. https://doi.org/10.1017/CBO9780511667282

VAN DEN BRANDEN, K.; BYGATE, M.; NORRIS, J. M. Task-Based Language Teaching: A reader. Amsterdam: John Benjamins, 2009. https://doi.org/10.1075/tblt.1

Downloads

Publicado

29.06.2018

Como Citar

SANTOS, S. G. A competência oral: uma abordagem por tarefas. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 12, n. 2, p. 1000–1020, 2018. DOI: 10.14393/DL34-v12n2a2018-11. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/40359. Acesso em: 27 jul. 2024.