Português como língua adicional em turmas multilíngues

um relato de experiência didática

Autores

  • Marceli Cherchiglia Aquino Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL34-v12n2a2018-5

Palavras-chave:

Português como língua adicional, Turmas multilíngues, Atividades didáticas e pedagógicas

Resumo

Neste trabalho, busca-se descrever as experiências e práticas didáticas em uma sala de aula de Português Língua Adicional (doravante PLA) multilíngue, com o intuito de auxiliar professores no desenvolvimento de atividades e tarefas dinâmicas, de forma que seja possível ter em conta a necessidade de alunos de diferentes línguas e contextos sociais. O estudo envolve aprendizes de nacionalidades diversas, que foram e estão sendo expostos ao português como língua adicional (PLA) em contexto acadêmico e social. Nesse sentido, descrevem-se as práticas didáticas que foram conduzidas em uma turma de nível básico da disciplina intensiva de PLA oferecida pela Universidade Federal de Minas Gerias (UFMG), além dos dados obtidos por meio de um questionário aplicado ao final do curso. Os resultados sugerem que atividades dinâmicas e a troca de experiências em um grupo linguisticamente heterogêneo incentivam a autonomia e a confiança dos estudantes, auxiliando, portanto, na superação de desafios na aprendizagem de PLA, além da adaptação cultural.

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Publicado

29.06.2018

Como Citar

AQUINO, M. C. Português como língua adicional em turmas multilíngues: um relato de experiência didática. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 12, n. 2, p. 857–870, 2018. DOI: 10.14393/DL34-v12n2a2018-5. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/39105. Acesso em: 22 jul. 2024.