Concepções de aprendizagem subjacentes às atividades do livro didático Português
Projeto Teláris
DOI:
https://doi.org/10.14393/DL33-v12n1a2018-19Palavras-chave:
Perspectivas de aprendizagem, Livro didático Projeto TelárisResumo
O presente estudo tem o objetivo de identificar qua(is) perspectivas teóricas de aprendizagem são mobilizadas para subsidiar as atividades que constituem o livro didático Projeto Teláris, utilizado no ensino fundamental, a fim de contribuir para o trabalho do professor em sala de aula e para uma reflexão acerca do papel do LD. Para tanto, analisamos a unidade 3 do Livro Didático (LD) de Língua Portuguesa, Projeto Teláris, produzido para os Anos Finais do Ensino Fundamental, e aprovado em segundo lugar pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), no triênio 2014-2016. Os critérios de seleção do livro didático de língua portuguesa foram: a) ser aprovada no Plano Nacional do Livro Didático; b) ser um dos livros mais usados em escolas da rede pública de Santa Maria, RS. Como principais pressupostos teóricos, consideramos as perspectivas de aprendizagem behaviorista (SKINNER, 1974), cognitivista (CHOMSKY, 1997) e sociocultural (VYGOTSKY, 1995). Na análise dos dados, identificamos a organização retórica da unidade, bem como as perspectivas de aprendizagem que orientam as atividades que a compõem. Como resultados, constatamos que LD está alinhado, em alguns momentos, a uma visão behaviorista, por meio de atividades de memorização, e, em outros, à perspectiva cognitivista, pela exploração de algumas estratégias de leitura, pelo uso de textos autênticos e pela exploração de atividades gramaticais com base nos textos apresentados na unidade.
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