Polifonia como estratégia no processo de recontextualização da ciência no gênero reportagem televisiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL31-v11n4a2017-13

Palavras-chave:

Recontextualização, Vozes, Posições Enunciativas

Resumo

Este artigo apresenta uma análise das vozes apresentadas nas reportagens de popularização da ciência (PC), especificamente no programa Globo Ecologia veiculado pela Rede Globo de Televisão, a fim de identificar como ocorre o processo de popularização da ciência a partir das vozes. Para esta pesquisa, foram analisadas 5 reportagens do programa sob a perspectiva da Análise Crítica do Discurso (Fairclough, 2001) e sob a ótica da Teoria da Representação dos Atores Sociais (Leeuwen, 1996), juntamente com os pressupostos teóricos de Bakhtin (1992, 2008) acerca da polifonia. Os resultados indicam que o corpus apresenta uma multiplicidade de vozes, as quais juntamente com as diferentes posições enunciativas, representadas por jornalista/repórter/apresentador, instituições, pesquisador, público, governo, ONU e UNESCO, podem ser interpretadas como recursos linguísticos que contribuem para demarcar a recontextualização do conhecimento especializado para o público telespectador. Este artigo é um recorte da pesquisa “A recontextualização do discurso midiático no processo de popularização da ciência”- edital universal MCTI/CNPq n. 14/2013.

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Biografia do Autor

Patrícia Santos Albarello, Centro Universitário Franciscano

Área de Linguistica Aplicada;

Linguística do Texto

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Publicado

07.11.2017

Como Citar

ALBARELLO, P. S.; PINHEIRO, N. F. Polifonia como estratégia no processo de recontextualização da ciência no gênero reportagem televisiva. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 11, n. 4, p. 1344–1365, 2017. DOI: 10.14393/DL31-v11n4a2017-13. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/38307. Acesso em: 12 nov. 2024.