A passagem do aluno do Ensino Médio ao Superior e seus efeitos no discurso
uma análise enunciativa
DOI:
https://doi.org/10.14393/DL31-v11n4a2017-9Palavras-chave:
Teoria da Enunciação, Ensino, Discurso, SociedadeResumo
Este trabalho apresenta parte do estudo desenvolvido para a tese de doutorado da autora. Com base na teoria enunciativa de Émile Benveniste e na dimensão antropológica do discurso que dela se pode depreender, o estudo explora o modo como o aluno – pela passagem de uma instância de ensino a outra –, a partir da ocupação de uma nova posição na sociedade, revela uma renovada posição de locutor no discurso. Para tanto, são analisados relatos oriundos de duas interlocuções orais com uma aluna participante da oficina de Língua Portuguesa do Programa de Apoio à Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A análise desses fatos revela que, em virtude de a aluna instaurar-se em novas posições nas instâncias de ensino em que está inserida, produzem-se mudanças em suas relações com o outro e com a língua, que comporta a cultura, o que se reflete em novas posições de locutor no discurso, possibilitando-lhe constituir-se na dupla natureza, individual e social, que a linguagem fundamenta no homem.Downloads
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