A função interpessoal e o posicionamento dialógico de tradutores em traduções de picture books

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL32-v11n5a2017-12

Palavras-chave:

Função interpessoal e tradução, Posicionamento dialógico, Avaliação, Apresentação da fala, Picture books

Resumo

O objetivo deste artigo é estudar as shifts de tradução que representam o posicionamento dialógico de tradutores em relação a valores expressos nos textos e sua interação com leitores prospectivos desses textos. O tema é aqui abordado com base em uma interface das teorias e métodos usados por Rosa (2009) e Munday (2012, 2015) para investigar o papel da função interpessoal na interação tradutor-leitor e na intervenção tradutória, respectivamente. Estudam-se shifts na estrutura comunicativa da narrativa, incluindo aquelas relativas à apresentação da fala de personagens, e no uso de recursos de avaliação em picture books traduzidos do inglês para o português brasileiro. Em última instância, busca-se identificar o posicionamento dialógico dos tradutores em relação aos valores expressos por recursos avaliativos nestes textos e na construção de uma comunidade de leitores que partilham desses valores.

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Biografia do Autor

  • Célia Maria Magalhães, Universidade Federal de Minas Gerais
    Professora Titular em Estudos Linguísticos: Estudos da Tradução, do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, Área de Concentração em Estudos da Tradução, da Faculdade de Letras da UFMG.
  • Andrea Aguiar Leitão, UFMG
    Aluna do Curso de Letras Licenciatura em Inglês
  • Daniela Sofia Fernandes de Assis, UFMG
    Aluna do Curso de Bacharelado em Letras-Inglês

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Publicado

21.12.2017

Como Citar

MAGALHÃES, Célia Maria; LEITÃO, Andrea Aguiar; FERNANDES DE ASSIS, Daniela Sofia. A função interpessoal e o posicionamento dialógico de tradutores em traduções de picture books. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 11, n. 5, p. 1604–1627, 2017. DOI: 10.14393/DL32-v11n5a2017-12. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/36699. Acesso em: 17 abr. 2025.