A função interpessoal e o posicionamento dialógico de tradutores em traduções de picture books

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL32-v11n5a2017-12

Palavras-chave:

Função interpessoal e tradução, Posicionamento dialógico, Avaliação, Apresentação da fala, Picture books

Resumo

O objetivo deste artigo é estudar as shifts de tradução que representam o posicionamento dialógico de tradutores em relação a valores expressos nos textos e sua interação com leitores prospectivos desses textos. O tema é aqui abordado com base em uma interface das teorias e métodos usados por Rosa (2009) e Munday (2012, 2015) para investigar o papel da função interpessoal na interação tradutor-leitor e na intervenção tradutória, respectivamente. Estudam-se shifts na estrutura comunicativa da narrativa, incluindo aquelas relativas à apresentação da fala de personagens, e no uso de recursos de avaliação em picture books traduzidos do inglês para o português brasileiro. Em última instância, busca-se identificar o posicionamento dialógico dos tradutores em relação aos valores expressos por recursos avaliativos nestes textos e na construção de uma comunidade de leitores que partilham desses valores.

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Biografia do Autor

Célia Maria Magalhães, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Titular em Estudos Linguísticos: Estudos da Tradução, do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, Área de Concentração em Estudos da Tradução, da Faculdade de Letras da UFMG.

Andrea Aguiar Leitão, UFMG

Aluna do Curso de Letras Licenciatura em Inglês

Daniela Sofia Fernandes de Assis, UFMG

Aluna do Curso de Bacharelado em Letras-Inglês

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Publicado

21.12.2017

Como Citar

MAGALHÃES, C. M.; LEITÃO, A. A.; FERNANDES DE ASSIS, D. S. A função interpessoal e o posicionamento dialógico de tradutores em traduções de picture books. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 11, n. 5, p. 1604–1627, 2017. DOI: 10.14393/DL32-v11n5a2017-12. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/36699. Acesso em: 22 dez. 2024.