Saia do vermelho
um olhar dialógico em manchetes sobre finanças pessoais
DOI:
https://doi.org/10.14393/DL28-v11n1a2017-6Palavras-chave:
Dialogismo, Discurso de outrem, Notícia, Manchetes de jornais, Finanças pessoaisResumo
Saber gastar. Saber poupar. Como sair do vermelho? Não é raro lermos ou ouvirmos questões como essas na mídia em geral. Esses enunciados geralmente aparecem em época de final ou começo de ano, visto que é nesse momento que as pessoas recebem o décimo terceiro salário e se veem diante de decisões sobre guardar o dinheiro para quitar dívidas, ou aproveitar o saldo a mais e ir às compras. E a mídia, atenta a esse momento, pulveriza uma série de enunciados que trazem no seu bojo orientações sobre como gerir o dinheiro e como sair da teia de dívidas caso se exagere na dose. Esse artigo se debruça sobre esses tipos de enunciados, em capas de jornais impressos, para investigar, à luz das reflexões do pensador russo Mikhail Bakhtin, principalmente pelo dialogismo, se essas manchetes pressupõem que as pessoas não sabem como administrar o próprio dinheiro. Foram utilizadas ideias-chave da teoria bakhtiniana como as vozes, a característica dialógica nos enunciados e o discurso do outrem.Downloads
Métricas
Referências
BAKHTIN, M. Marxismo e Filosofia da Linguagem. 13 ed. São Paulo: Hucitec, 2009. 203 p.
______. O discurso no romance. In: ______. Questões de literatura e estética. A teoria do romance. 4 ed. São Paulo: Hucitec/Unesp, 1998. p. 71-210.
______. Os gêneros do discurso. In: ______. Estética da criação verbal. 5 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2010. p. 261-306.
______. Problemas da poética de Dostoiévski. 5. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010. 341 p.
FARACO, C. et al. Uma introdução a Bakhtin. Curitiba: Hatier, 1988. 105 p.
FIORIN, J. Introdução ao pensamento de Bakhtin. 1 ed. São Paulo: Ática, 2008. 144 p.
TRAQUINA, N. Teorias do Jornalismo: a tribo jornalística – uma comunidade interpretativa transnacional – vol. II. Florianópolis: Insular, 2. ed., 2008. 213 p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da licença Creative Commons
CC BY-NC-ND 4.0: o artigo pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato; os créditos devem ser dados ao autor original e mudanças no texto devem ser indicadas; o artigo não pode ser usado para fins comerciais; caso o artigo seja remixado, transformado ou algo novo for criado a partir dele, o mesmo não pode ser distribuído.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.