Expansão semântica do onde

para onde está indo?

Autores

  • Jacqueline Borges Assis UFU

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL23-v10n3a2016-9

Palavras-chave:

Gramaticalização, Modificação semântica, Semântica cognitiva, Operador argumentativo

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar funções e valores assumidos pelo item onde em seus empregos “desviantes” no Português do Brasil - PB, a partir de exemplos extraídos de documentos e artigos a serem publicados em revistas acadêmicas de uma instituição de ensino superior de Minas Gerais/ Brasil. Como procedimento metodológico adotou-se a análise qualitativa interpretativista de um corpus constituído por 68 ocorrências. A hipótese que norteou o estudo é a de que o onde passa por um processo de gramaticalização, no qual há abstratização de seu sentido original de ‘lugar em que’. Em seus empregos emergentes, observa-se a ocorrência de onde tanto sem o valor funcional de pronome relativo a espaço físico, como fazendo referência a categorias não locativas, ou sem referência anafórica, como operador argumentativo. Sugere-se, assim, que há neste processo dois aspectos da semântica atuando simultaneamente: a modificação semântica, com a expansão de valores, e a incorporação das propriedades de operador argumentativo. Como aporte teórico toma os estudos sobre Gramaticalização (Hopper e Traugott, 1993); da Semântica Cognitiva (Lakoff & Johnson, 1980) e da Semântica Argumentativa (Ducrot, 1989). Os novos valores de onde constituem a sua polissemia. O falante conceitualiza essas ocorrências do onde como se estivessem dentro de alguma coisa, num espaço virtual. O estudo conclui que a mudança semântica de onde parece caminhar no sentido de torná-lo, mais que um relativo “curinga”, um marcador discursivo.

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Biografia do Autor

Jacqueline Borges Assis, UFU

PPGEL _ sociolinguística

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Publicado

26.08.2016

Como Citar

ASSIS, J. B. Expansão semântica do onde: para onde está indo?. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 10, n. 3, p. 927–956, 2016. DOI: 10.14393/DL23-v10n3a2016-9. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/32540. Acesso em: 23 nov. 2024.