Indícios de efeito retroativo no ensino de Língua Portuguesa a partir do Novo Exame Nacional do Ensino Médio

Autores

  • Lívia Zanier Gomes IFTM/UFU
  • Maria Inês Vasconcelos Felice

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL28-v11n1a2017-11

Palavras-chave:

Efeito retroativo, Novo Enem, Língua Portuguesa

Resumo

Este artigo traz resultados de uma pesquisa de mestrado que investigou se o Novo Exame Nacional do Ensino Médio tem gerado efeito retroativo em aulas de Língua Portuguesa do Ensino Médio. Embasa-se teoricamente em Chapelle (1999) e Scaramucci (2011) na conceituação de validade e em Alderson e Wall (1992) e Scaramucci (2004) na conceituação de Efeito Retroativo. A análise interpretativista dos instrumentos foi realizada à luz da metodologia da Análise de Conteúdo, estabelecida por Bardin (2010). Como resultados, percebeu-se que o efeito retroativo manifesta-se nas escolas negativamente e que a ideia de senso-comum de que as escolas particulares adaptam-se mais rapidamente e até mais eficientemente à mudança não se comprovou cientificamente.

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Biografia do Autor

Lívia Zanier Gomes, IFTM/UFU

Doutoranda em Estudos Linguísticos e Mestre em Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Professora efetiva (DE) do Instituto Federal do Triângulo Mineiro

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Publicado

27.12.2016

Como Citar

GOMES, L. Z.; FELICE, M. I. V. Indícios de efeito retroativo no ensino de Língua Portuguesa a partir do Novo Exame Nacional do Ensino Médio. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 11, n. 1, p. 208–232, 2016. DOI: 10.14393/DL28-v11n1a2017-11. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/32308. Acesso em: 22 jul. 2024.