Indícios de efeito retroativo no ensino de Língua Portuguesa a partir do Novo Exame Nacional do Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.14393/DL28-v11n1a2017-11Palavras-chave:
Efeito retroativo, Novo Enem, Língua PortuguesaResumo
Este artigo traz resultados de uma pesquisa de mestrado que investigou se o Novo Exame Nacional do Ensino Médio tem gerado efeito retroativo em aulas de Língua Portuguesa do Ensino Médio. Embasa-se teoricamente em Chapelle (1999) e Scaramucci (2011) na conceituação de validade e em Alderson e Wall (1992) e Scaramucci (2004) na conceituação de Efeito Retroativo. A análise interpretativista dos instrumentos foi realizada à luz da metodologia da Análise de Conteúdo, estabelecida por Bardin (2010). Como resultados, percebeu-se que o efeito retroativo manifesta-se nas escolas negativamente e que a ideia de senso-comum de que as escolas particulares adaptam-se mais rapidamente e até mais eficientemente à mudança não se comprovou cientificamente.Downloads
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