Realidade, transformação e celebração

discursos sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência

Autores

  • Cristiane Carvalho de Paula Brito UFU

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL28-v11n1a2017-5

Palavras-chave:

PIBID, Análise do Discurso, Linguística Aplicada, Representações

Resumo

Ancorados no escopo teórico-metodológico da Análise do Discurso francesa em interface com os estudos da Linguística Aplicada, visamos, neste trabalho, (i) investigar atravessamentos discursivos em textos acadêmicos sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, em diferentes licenciaturas; (ii) analisar os mecanismos discursivos que permitem a emergência e o silenciamento/apagamento dos sentidos; (iii) problematizar representações acerca do ensino-aprendizagem, do sujeito professor e aluno e do programa em si; e (iv) discutir as implicações dessa discursividade para a formação de professores. Nossas análises sugerem que as Instâncias Enunciativas Sujeitudinais inscrevem-se nos discursos da realidade, transformação e celebração, obliterando não apenas o aspecto conflitivo e tenso inerente à prática docente, como também o caráter político que envolve programas dessa natureza.

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Publicado

27.12.2016

Como Citar

BRITO, C. C. de P. Realidade, transformação e celebração: discursos sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 11, n. 1, p. 89–108, 2016. DOI: 10.14393/DL28-v11n1a2017-5. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/32292. Acesso em: 4 nov. 2024.