Ilocuções comissivas em dicionários híbridos italiano>português-brasileiro: proposta de dicionarização a partir do uso de corpora

Autores

  • Renato Railo Ribeiro Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL18-v9n2a2015-8

Palavras-chave:

Lexicografia, Atos de Fala, Linguística de Corpus

Resumo

O objetivo é expor os resultados de um projeto de mestrado desenvolvido entre 2012-2015 cuja proposta fora a de sugerir um modo de inserção, em dicionários híbridos italiano>português-brasileiro, de informações acerca da dimensão ilocucionária de ambas as línguas, a partir de pesquisa feita em corpora eletrônicos. O texto foi assim estruturado: apresentação dos pressupostos teóricos; dos critérios adotados para investigação de ilocuções em corpora (e resultados obtidos); da sugestão de inserção de ilocuções em dicionários híbridos italiano>português-brasileiro; da análise lógico-conceitual que a justifica. Justifica-se a pesquisa na medida em que são poucos os estudos que se debruçaram sobre a presença e/ ou inclusão de informações ilocucionárias em dicionários híbridos. A proposta final foi a de inserir: no interior dos verbetes, marcas de uso referentes às classes de ilocução e de remissivas que conduzam o leitor a uma seção externa à nomenclatura; como material externo à nomenclatura, uma seção que contenha explicações referentes às classes de ilocuções, lista com suas respectivas espécies dispostas segundo frequência em corpora, e exemplos de uso retirados dos corpora. Concluiu-se que a inserção de tais informações podem ser de utilidade a estudantes brasileiros que pretendam (re)conhecer tal aspecto pragmático da língua italiana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Renato Railo Ribeiro, Universidade de São Paulo

Mestre em Letras (FFLCH/ USP). Graduado em Filosofia (USJT) e em Biblioteconomia e Ciência da Informação (ECA/ USP).

Downloads

Publicado

18.12.2015

Como Citar

RIBEIRO, R. R. Ilocuções comissivas em dicionários híbridos italiano>português-brasileiro: proposta de dicionarização a partir do uso de corpora. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 9, n. 2, p. 125–149, 2015. DOI: 10.14393/DL18-v9n2a2015-8. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/32203. Acesso em: 25 dez. 2024.