Manuais de ensino de lingua portuguesa na Província da Bahia no século XIX

Autores

  • Emília Helena Portella Monteiro de Souza Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL20-v9n4a2015-3

Palavras-chave:

Manuais didáticos. Gramáticas. Ensino. Século XIX. Bahia

Resumo

 

Este artigo se insere no campo de pesquisa sobre a língua portuguesa e a escolarização em perspectiva histórica. Dialoga-se com os estudos da história da cultura escrita no Brasil e com a constituição histórica do português brasileiro na formação das normas cultas. Tem-se, como objetivos, apresentar os manuais didáticos que circularam nas escolas baianas, em especial nas primárias, na segunda metade do século XIX, e proceder a considerações sobre duas gramáticas dirigidas à escola primária, na Bahia: a de Bernardino Martagão, (1880), e a de Hilário Ribeiro (1907 [1882]). Essas considerações devem evidenciar como a escola se relacionou com os padrões normativos em voga no século XIX. Do ponto de vista metodológico, parte-se de um corpus já constituído, como parte do projeto de pesquisa. Os manuais didáticos, objetos de investigação, foram inventariados em bibliotecas de Salvador-Ba, e em documentos oficiais da época.  

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Biografia do Autor

Emília Helena Portella Monteiro de Souza, Universidade Federal da Bahia

Professora Associada da Universidade Federal da Bahia, Departamento de Educação II, Metodologia e Prática de Ensino de Língua Portuguesa I e II. Permanente do Programa de Pós-Graduação em Língua  Cultura (PPGLinC), na área de Linguística Histórica.

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Publicado

30.12.2015

Como Citar

SOUZA, E. H. P. M. de. Manuais de ensino de lingua portuguesa na Província da Bahia no século XIX. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 9, n. 4, p. 43–63, 2015. DOI: 10.14393/DL20-v9n4a2015-3. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/31452. Acesso em: 8 nov. 2024.