Comparando anotações linguísticas na Gramateca: filosofia, ferramentas e exemplos
DOI:
https://doi.org/10.14393/DL18-v9n2a2015-2Palavras-chave:
Corpos, anotação, semântica, ferramentas de corposResumo
Neste artigo apresentamos a filosofia geral da Gramateca - um ambiente para fazera gramática da língua portuguesa baseada em corpos - e alguns estudos no seu âmbito, nomeadamente o estudo (1) dos conetores condicionais, (2) das palavras referentes ao corpo humano, e (3) das emoções na língua. A ênfase é na metodologia, e apresentamos detalhadamente o sistema Rêve para rever e partilhar anotações linguísticas. Ao descrever os vários estudos, indicamos também as metamorfoses e melhorias por que essa ferramenta passou, assim como o tipo de perguntas e de resultados que já conseguimos obter em áreas muito diversas.
Downloads
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da licença Creative Commons
CC BY-NC-ND 4.0: o artigo pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato; os créditos devem ser dados ao autor original e mudanças no texto devem ser indicadas; o artigo não pode ser usado para fins comerciais; caso o artigo seja remixado, transformado ou algo novo for criado a partir dele, o mesmo não pode ser distribuído.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.