Sobre a construção de um recurso léxico de elementos nominais agentivos e de ação para o processamento computacional do Português Brasileiro

Autores

  • Andrea Feitosa Santos Universidade Federal do Ceará
  • Carlos Eduardo Atencio Torres
  • Hélio Leonam Barroso Silva

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL19-v9n3a2015-8

Palavras-chave:

Léxico computacional, Transdutores de estados finitos, Análise morfológica, Análise derivacional.

Resumo

O principal objetivo deste trabalho é descrever o processo de elaboração de um léxico computacional de elementos nominais agentivos e de ação do Português Brasileiro, construído principalmente para contribuir com a expansão dos recursos léxicos existentes para esta língua. Busca-se, além disso, mostrar como a descrição das línguas encontra espaço dentro do Processamento de Linguagem Natural fazendo uso das Tecnologias de Estados Finitos. O léxico abrange os seguintes aspectos da derivação dos chamados falsos aumentativos: (i) formação sufixal com -ão de nomes agentivos; (ii) formação sufixal com -ão de adjetivos agentivos; (iii) formação sufixal com -ão de nomes de ação. Para derivar os diferentes sentidos presentes nestes três contextos, constatados no português padrão, argumentamos a favor de uma derivação para o sufixo -ão em que este associa-se a uma base verbal. Assim, o léxico foi criado com um duplo objetivo: fornecer subsídios linguísticos para uma aplicação do Processamento de Linguagem Natural e contribuir com a caracterização de elementos nominais agentivos e de ação da língua portuguesa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andrea Feitosa Santos, Universidade Federal do Ceará

Andréa Feitosa dos Santos é doutora em linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC) com estágio de pesquisa na Universidade de Konstanz (Alemanha). Possui mestrado em linguística pelo mesmo programa e é graduada em Letras Português/Alemão pela Universidade Federal do Ceará.

Carlos Eduardo Atencio Torres

Mestre em Ciência da Computação pela Universidadede São Paulo (USP)

Hélio Leonam Barroso Silva

Cursa Licenciatura em Letras Português - Francês na Universidade Federal do Ceará (UFC)

Downloads

Publicado

31.07.2015

Como Citar

SANTOS, A. F.; TORRES, C. E. A.; SILVA, H. L. B. Sobre a construção de um recurso léxico de elementos nominais agentivos e de ação para o processamento computacional do Português Brasileiro. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 9, n. 3, p. 137–155, 2015. DOI: 10.14393/DL19-v9n3a2015-8. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/28963. Acesso em: 1 dez. 2022.