As representações de gramática construídas no discurso de graduandos em Letras: uma experiência com a oficina de Tópicos gramaticais para leitura e produção de textos

Autores

  • Janaína Zaidan Bicalho Fonseca Professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Doutoranda em Linguística e Língua Portuguesa da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas).

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL19-v9n3a2015-10

Palavras-chave:

representações, tópicos gramaticais, discurso de alunos de curso superior.

Resumo

Este trabalho objetiva apresentar e analisar, por meio do gênero textual relato, as representações de gramática acionadas no discurso de alunos de Letras, participantes da oficina de Tópicos Gramaticais para Leitura e Produção de Textos. Para compreender as representações construídas pelos estudantes, a pesquisa se apoiou, teoricamente, nos estudos das representações sociais, conforme perspectiva da Psicologia Social. A fim de demonstrar como as vozes e as modalizações norteavam o discurso dos acadêmicos e iam revelando suas representações, pautou-se na perspectiva sociointeracionista. Fundamentou-se, ainda, nos preceitos da Linguística Textual, no que tange aos mecanismos linguísticos. Como resultado, foi possível apurar que os acadêmicos de Letras representam a gramática como objeto de poder e desejo, já que os relatos revelaram um discurso fundamentado na falha, na dificuldade e na defasagem do aprendizado gramatical. Observou-se, também, a presença de um interdiscurso, notabilizado pela intersecção entre o discurso acadêmico e o da saúde. Este se fez notar, sobretudo, pela metalinguagem da cura, ressaltando a necessidade apresentada pelos acadêmicos de dominarem os preceitos gramaticais, para se "restabelecerem do mal" de não saber gramática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janaína Zaidan Bicalho Fonseca, Professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Doutoranda em Linguística e Língua Portuguesa da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas).

Professora Assistente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Aquidauana. Coordenadora do curso de Letras da mesma instituição. Mestra e doutoranda em Linguística e Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Graduada em Letras pela Universidade Federal de Viçosa.

Downloads

Publicado

31.07.2015

Como Citar

ZAIDAN BICALHO FONSECA, J. As representações de gramática construídas no discurso de graduandos em Letras: uma experiência com a oficina de Tópicos gramaticais para leitura e produção de textos. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 9, n. 3, p. 187–201, 2015. DOI: 10.14393/DL19-v9n3a2015-10. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/28951. Acesso em: 26 nov. 2022.