Contribuições para uma matriz de análise do Livro didático digital de Língua Portuguesa- PNLD 2015

Autores

  • Joaquina Aparecida Silva Nobre Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais IFNMG Universidade Federal de Uberlândia UFU
  • Valeska Souza Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Câmpus Patrocínio

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL19-v9n3a2015-9

Resumo

O presente estudo objetiva trazer contribuições para uma proposta de análise do Livro didático digital no âmbito do PNLD 2015. Assim, é apresentada uma matriz com foco na aprendizagem que pode ser complementar à análise feita dos OEDs pelo edital do PNLD 2015. Essa matriz tomou como referência os estudos sobre integração e normalização de recursos digitais na área educacional. Foi analisada uma coleção de Livros de Língua Portuguesa para o Ensino Médio, com Livro didático digital, aprovada nos termos do edital acima referido. Os resultados mostraram que, nos OEDs analisados, o foco é mais de exposição do que de propiciar interação, tendo em vista os propiciamentos que os recursos digitais oferecem. Acrescenta-se que, embora tenhamos chegado a esse resultado, os objetos contemplam todas as exigências do edital PNLD 2015, inclusive as limitações definidas. Isso sinaliza que alterações no edital do PNLD em relação ao enfoque do Livro Didático Digital podem contribuir para reforçar a implementação do uso de recursos tecnológicos na educação com vistas a um maior aproveitamento de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joaquina Aparecida Silva Nobre, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais IFNMG Universidade Federal de Uberlândia UFU

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Montes Claros (1997) e mestrado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia (2005). Atualmente é doutoranda na Universidade Federal de Uberlândia em Estudos Linguísticos, professora de ensino técnico e superior do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Sociolinguística e Dialetologia, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino, tecnologia, língua portuguesa, coerência, textos digitais, novas tecnologias, variação e sintaxe. 

Valeska Souza, Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Câmpus Patrocínio

Valeska Soares Souza é professora do Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Campus Patrocínio . Atuou até abril de 2014 como professora adjunto II de língua inglesa no Instituto de Letras e Linguística (ILEEL) da Universidade Federal de Uberlândia, MG e está vinculada ao Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos do ILEEL. Graduada em Letras, especialista em ensino e aprendizagem de língua inglesa, mestre em Linguística, foco em letramento digital, pela Universidade Federal de Uberlândia, doutora em Linguística Aplicada, na linha de pesquisa Linguagem e Tecnologia, pela Universidade Federal de Minas Gerais. Trabalha como professora de línguas desde 1989. Seu interesse de pesquisa está relacionado ao uso de tecnologias digitais de informação e comunicação para a aprendizagem de línguas.

Downloads

Publicado

31.07.2015

Como Citar

NOBRE, J. A. S.; SOUZA, V. Contribuições para uma matriz de análise do Livro didático digital de Língua Portuguesa- PNLD 2015. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 9, n. 3, p. 156–186, 2015. DOI: 10.14393/DL19-v9n3a2015-9. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/28902. Acesso em: 4 dez. 2022.