Texto ou discurso?

Autores

  • Thays Caroline Barroca Ribeiro Morettini Universidade Estadual de Londrina (UEL)

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL17-v9n1a2015-17

Palavras-chave:

Texto, Discurso, Língua, Linguagem em uso.

Resumo

A obra Texto ou discurso? (2012) é composta por 14 capítulos escritos por importantes pesquisadores dos estudos da linguagem. No decorrer destes capítulos, os estudiosos buscam mostrar que existem diversas formas de teorizar, abordar e analisar o texto e o discurso. De forma coerente e convincente, os pesquisadores revelam caminhos para enfrentar a linguagem em uso, em suas multifacetadas formas, tendo em vista a relação da linguagem com os homens e as estratégias para atuar e se constituir no mundo. Neste livro, discute-se a distinção entre texto/discurso, assim como a interdependência que estes elementos possuem com a língua, o léxico, a tradução, a enunciação e o enunciado, a interação, o registro oral e escrito e a produção de conhecimento. Por fim, a obra visa a elucidar a forma pela qual os conceitos articulados funcionam na prática, considerando a funcionalidade da linguagem em uso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thays Caroline Barroca Ribeiro Morettini, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Mestranda pelo Programa de pós-graduação em Letras/Estudos Literários, da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Desenvolve estudos na área da Semiiótica da Canção e da Semiótica das Paixões.

Downloads

Publicado

15.07.2015

Como Citar

BARROCA RIBEIRO MORETTINI, T. C. Texto ou discurso?. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 9, n. 1, p. 298–311, 2015. DOI: 10.14393/DL17-v9n1a2015-17. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/28632. Acesso em: 7 dez. 2022.

Edição

Seção

Retrospectiva

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.