A subjetividade da língua na construção de textos jornalísticos

Autores

  • Celia Helena de Pelegrini Della Méa Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Carlos Alberto Badke Centro Universitário Franciscano
  • Daiani Ferrari Trindade Centro Universitário Franciscano

DOI:

https://doi.org/10.14393/DLE-v9n5a2015-2

Palavras-chave:

Enunciação, Jornalismo, Subjetividade, Objetividade

Resumo

Com essa pesquisa, pretendemos identificar marcas de subjetividade presentes em notícias da editoria policial dos jornais impressos A Razão e Diário de Santa Maria. Entendemos por subjetividade a capacidade de o locutor se propor como sujeito, conforme postula Émile Benveniste. Constituímos como corpus desta pesquisa textos que abordam a notícia do assassinato de Ângelo Razzolini Biazzi, de 23 anos, morto a facadas no centro de Santa Maria/RS, em 14 de agosto de 2011. Nesta proposta de pesquisa, utilizamos a Teoria da Enunciação pelo viés de Émile Benveniste, bem como nos apoiamos em teorias jornalísticas, a fim de justificar as escolhas discursivas para a construção de tais textos. Temos por pressuposto que o princípio da objetividade jornalística, proposto por teóricos ligados ao processo de construção das notícias, pode ser questionado à luz da teoria que discute a enunciação como um lugar de apropriação que o sujeito faz da língua.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Celia Helena de Pelegrini Della Méa, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutora em Teorias do Texto e do Discurso pela UFRGS e Docente do ensino superior há mais de 16 anos. Atuo na área de linguística - depto de Letras Clássicas e Linguística - DLCL

Carlos Alberto Badke, Centro Universitário Franciscano

Professor do curso de Jornalismo há mais de dez anos. Atua na área da comunicação

Daiani Ferrari Trindade, Centro Universitário Franciscano

Jornalista e cursando o pós-graduação em Linguagem e Representação.

Downloads

Publicado

28-08-2015

Como Citar

DELLA MÉA, C. H. de P.; BADKE, C. A.; TRINDADE, D. F. A subjetividade da língua na construção de textos jornalísticos. Domínios de Lingu@gem, [S. l.], v. 9, n. 5, p. 14–40, 2015. DOI: 10.14393/DLE-v9n5a2015-2. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/28579. Acesso em: 6 jul. 2022.

Edição

Seção

Artigos