A subjetividade da língua na construção de textos jornalísticos

Autores

  • Celia Helena de Pelegrini Della Méa Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Carlos Alberto Badke Centro Universitário Franciscano
  • Daiani Ferrari Trindade Centro Universitário Franciscano

DOI:

https://doi.org/10.14393/DLE-v9n5a2015-2

Palavras-chave:

Enunciação, Jornalismo, Subjetividade, Objetividade

Resumo

Com essa pesquisa, pretendemos identificar marcas de subjetividade presentes em notícias da editoria policial dos jornais impressos A Razão e Diário de Santa Maria. Entendemos por subjetividade a capacidade de o locutor se propor como sujeito, conforme postula Émile Benveniste. Constituímos como corpus desta pesquisa textos que abordam a notícia do assassinato de Ângelo Razzolini Biazzi, de 23 anos, morto a facadas no centro de Santa Maria/RS, em 14 de agosto de 2011. Nesta proposta de pesquisa, utilizamos a Teoria da Enunciação pelo viés de Émile Benveniste, bem como nos apoiamos em teorias jornalísticas, a fim de justificar as escolhas discursivas para a construção de tais textos. Temos por pressuposto que o princípio da objetividade jornalística, proposto por teóricos ligados ao processo de construção das notícias, pode ser questionado à luz da teoria que discute a enunciação como um lugar de apropriação que o sujeito faz da língua.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Celia Helena de Pelegrini Della Méa, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutora em Teorias do Texto e do Discurso pela UFRGS e Docente do ensino superior há mais de 16 anos. Atuo na área de linguística - depto de Letras Clássicas e Linguística - DLCL

Carlos Alberto Badke, Centro Universitário Franciscano

Professor do curso de Jornalismo há mais de dez anos. Atua na área da comunicação

Daiani Ferrari Trindade, Centro Universitário Franciscano

Jornalista e cursando o pós-graduação em Linguagem e Representação.

Downloads

Publicado

28.08.2015

Como Citar

DELLA MÉA, C. H. de P.; BADKE, C. A.; TRINDADE, D. F. A subjetividade da língua na construção de textos jornalísticos. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 9, n. 5, p. 14–40, 2015. DOI: 10.14393/DLE-v9n5a2015-2. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/28579. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos