Compreensão leitora: um discurso, várias vozes, um sentido

Autores

  • Carina Maria Niederauer Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL17-v9n1a2015-13

Palavras-chave:

Leitura, Polifonia, Descrição do sentido do discurso

Resumo

O desenvolvimento de habilidades de compreensão leitora é uma preocupação constante de professores e pesquisadores ligados ao ensino e à aprendizagem da leitura, prova é que são inúmeros os estudos propostos nesse sentido. Mas, apesar disso, o que se constata em boa parte dos alunos do Ensino Básico e Superior é a permanência dessa lacuna, isto é, a falta de habilidade compreensiva para ler. Como revelam os dados do PISA 2012, grande parte dos alunos avaliados não avança além da decodificação da língua escrita. Colaborar com a discussão dessa questão é o propósito deste artigo. Para isso, proponho um estudo baseado na Teoria da Polifonia, de Oswald Ducrot, para quem o sentido de um discurso é constituído de diferentes vozes (enunciadores/pontos de vista) que compõem seus enunciados e a relação entre eles, assim como da posição assumida pelo locutor diante de cada uma delas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Carina Maria Niederauer, Universidade de Caxias do Sul
    Professora do Curso de Licenciatura em Letras, junto ao Centro de Ciências Humanas e da Educação da Universidade de Caxias do Sul. Mestre em Letras Cultura e Regionalidade (UCS), doutoranda do programa de Doutorado em Leitura - associação UCS/UniRitter.

Downloads

Publicado

15.07.2015

Como Citar

NIEDERAUER, Carina Maria. Compreensão leitora: um discurso, várias vozes, um sentido. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 9, n. 1, p. 253–267, 2015. DOI: 10.14393/DL17-v9n1a2015-13. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/28522. Acesso em: 22 abr. 2025.