Compreensão leitora: um discurso, várias vozes, um sentido

Autores

  • Carina Maria Niederauer Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL17-v9n1a2015-13

Palavras-chave:

Leitura, Polifonia, Descrição do sentido do discurso

Resumo

O desenvolvimento de habilidades de compreensão leitora é uma preocupação constante de professores e pesquisadores ligados ao ensino e à aprendizagem da leitura, prova é que são inúmeros os estudos propostos nesse sentido. Mas, apesar disso, o que se constata em boa parte dos alunos do Ensino Básico e Superior é a permanência dessa lacuna, isto é, a falta de habilidade compreensiva para ler. Como revelam os dados do PISA 2012, grande parte dos alunos avaliados não avança além da decodificação da língua escrita. Colaborar com a discussão dessa questão é o propósito deste artigo. Para isso, proponho um estudo baseado na Teoria da Polifonia, de Oswald Ducrot, para quem o sentido de um discurso é constituído de diferentes vozes (enunciadores/pontos de vista) que compõem seus enunciados e a relação entre eles, assim como da posição assumida pelo locutor diante de cada uma delas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carina Maria Niederauer, Universidade de Caxias do Sul

Professora do Curso de Licenciatura em Letras, junto ao Centro de Ciências Humanas e da Educação da Universidade de Caxias do Sul. Mestre em Letras Cultura e Regionalidade (UCS), doutoranda do programa de Doutorado em Leitura - associação UCS/UniRitter.

Downloads

Publicado

15-07-2015

Como Citar

NIEDERAUER, C. M. Compreensão leitora: um discurso, várias vozes, um sentido. Domínios de Lingu@gem, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 253–267, 2015. DOI: 10.14393/DL17-v9n1a2015-13. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/28522. Acesso em: 16 maio. 2022.