Pesquisa sobre o Ensino e a Aprendizagem de Línguas Estrangeiras: campos atravessados

Autores

  • Ernesto Sergio Bertoldo Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL17-v9n1a2015-7

Palavras-chave:

ensino-aprendizagem, línguas estrangeiras, discurso, atravessamento de campos.

Resumo

Este artigo visa a problematizar abordagens de pesquisa que investigam a aprendizagem de uma língua estrangeira para responder ao desafio de compreender porque alguns têm sucesso e aprendem uma língua estrangeira e outros fracassam. Tratamos das mudanças ocorridas nas tendências de pesquisas, tendo em vista a possibilidade de problematizar questões relativas aos estudos sobre o ensino e a aprendizagem de línguas estrangeiras, levando-se em consideração o seu atravessamento por conceitos tanto da Análise de Discurso de orientação peucheutiana, quanto da Psicanálise Freudo-lacaniana. Fizemos um histórico dos principais tipos de pesquisa que, tradicionalmente, constituíram as investigações nesse campo. Além disso, discutimos as implicações, para o campo, de dois artigos: A língua estrangeira entre o desejo de um outro lugar e o risco do exílio e O desejo pelas línguas estrangeiras, de Revuz e de Prasse, respectivamente. Constituiu nosso argumento o fato de que quando um campo se deixa atravessar-afetar, pela via de um pesquisador, a maneira de se olhar e, por conseguinte, o ponto de vista sobre o objeto de estudo se desloca; e, ao se deslocar, abre-se a possibilidade de, sobre ele, saber-se algo a mais. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ernesto Sergio Bertoldo, Universidade Federal de Uberlândia

Professor de Língua Ingelsa do Instituto de Letras e Linguística da Uiversidade Federal de Uberlândia.

Downloads

Publicado

15-07-2015

Como Citar

BERTOLDO, E. S. Pesquisa sobre o Ensino e a Aprendizagem de Línguas Estrangeiras: campos atravessados. Domínios de Lingu@gem, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 127–149, 2015. DOI: 10.14393/DL17-v9n1a2015-7. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/28220. Acesso em: 13 ago. 2022.