Pesquisa sobre o Ensino e a Aprendizagem de Línguas Estrangeiras: campos atravessados
DOI:
https://doi.org/10.14393/DL17-v9n1a2015-7Palavras-chave:
ensino-aprendizagem, línguas estrangeiras, discurso, atravessamento de campos.Resumo
Este artigo visa a problematizar abordagens de pesquisa que investigam a aprendizagem de uma língua estrangeira para responder ao desafio de compreender porque alguns têm sucesso e aprendem uma língua estrangeira e outros fracassam. Tratamos das mudanças ocorridas nas tendências de pesquisas, tendo em vista a possibilidade de problematizar questões relativas aos estudos sobre o ensino e a aprendizagem de línguas estrangeiras, levando-se em consideração o seu atravessamento por conceitos tanto da Análise de Discurso de orientação peucheutiana, quanto da Psicanálise Freudo-lacaniana. Fizemos um histórico dos principais tipos de pesquisa que, tradicionalmente, constituíram as investigações nesse campo. Além disso, discutimos as implicações, para o campo, de dois artigos: A língua estrangeira entre o desejo de um outro lugar e o risco do exílio e O desejo pelas línguas estrangeiras, de Revuz e de Prasse, respectivamente. Constituiu nosso argumento o fato de que quando um campo se deixa atravessar-afetar, pela via de um pesquisador, a maneira de se olhar e, por conseguinte, o ponto de vista sobre o objeto de estudo se desloca; e, ao se deslocar, abre-se a possibilidade de, sobre ele, saber-se algo a mais.Â
Downloads
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da licença Creative Commons
CC BY-NC-ND 4.0: o artigo pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato; os créditos devem ser dados ao autor original e mudanças no texto devem ser indicadas; o artigo não pode ser usado para fins comerciais; caso o artigo seja remixado, transformado ou algo novo for criado a partir dele, o mesmo não pode ser distribuído.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.