Do prazer ao mal-estar do sexo: análise semiótica da publicidade de Ninfomaníaca de Lars Von Trier

Autores

  • Juliane de Araujo Gonzaga UNESP ARARAQUARA

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL17-v9n1a2015-6

Palavras-chave:

Semiótica plástica, Verbo-visual, Semi-simbolismo.

Resumo

Este artigo propõe analisar semioticamente o texto verbo-visual produzido para a publicidade do filme Ninfomaníaca de Lars Von Trier (2013). Tendo como aparato teórico pressupostos de Greimas e Floch concernentes à semiótica plástica, pretendemos analisar a relação entre os modos de expressão visual e verbal e, por conseguinte, depreender as categorias de sentido fundamentais do texto. Além disso, buscamos demonstrar a hipótese de que o objeto constitui um sistema semi-simbólico de significação, pois traços do plano do conteúdo recobrem traços do plano da expressão visual no processo de geração dos sentidos. Defendemos neste artigo, ainda, que o sujeito-produtor instaura na enunciação jogos de implícitos, que resultam em homologações de sentido com o ato sexual. Por fim, problematizamos a produção de sentidos de "prazer" e "mal-estar" do ponto de vista discursivo, a fim de compreender os efeitos da oposição de contrastes na leitura do texto verbo-visual.

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Biografia do Autor

Juliane de Araujo Gonzaga, UNESP ARARAQUARA

Possui graduação em Letras (Bacharelado com Habilitação de Tradutor - Francês) pelo IBILCE/UNESP, campus de São José do Rio Preto (2010). Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de São Carlos, UFSCar (2014), realizou pesquisa na área de Análise do Discurso francesa sobre feminismo e sexualidade no Brasil na década de 1980. Atualmente é aluna regular do curso de Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, FCLAr/UNESP. Desenvolve tese sobre a análise do discurso dos feminismos contemporâneos e dos movimentos de liberação da mulher.

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Publicado

15-07-2015

Como Citar

DE ARAUJO GONZAGA, J. Do prazer ao mal-estar do sexo: análise semiótica da publicidade de Ninfomaníaca de Lars Von Trier. Domínios de Lingu@gem, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 105–126, 2015. DOI: 10.14393/DL17-v9n1a2015-6. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/28217. Acesso em: 25 maio. 2022.