Identificação de unidades fraseológicas no vocabulário de Star Trek: abordagens corpus-driven e corpus-based
DOI:
https://doi.org/10.14393/DL16-v8n2a2014-8Palavras-chave:
Fraseologia, Terminologia, Linguística de Corpus, Ficção Científica, Star TrekResumo
Este artigo analisou unidades fraseológicas a partir do vocabulário existente no universo fictício de Star Trek. A base teórica usada foi a Teoria Comunicativa da Terminologia e também a Etnoterminologia, além de estudos sobre a Fraseologia. A Linguística de Corpus foi usada como base metodológica, por meio de uma abordagem corpus-driven (direcionada por corpus) e outra corpus-based (baseada em corpus). Os dados examinados provieram de um corpus de estudo compilado a partir das legendas em inglês dos seriados e filmes de Star Trek, e analisado via WordSmith Tools, e também de dois corpora online de língua inglesa: o Corpus of Contemporary American English e o Google Books. Os resultados do estudo mostraram exemplos de unidades fraseológicas que são usadas dentro do universo da série, inclusive termos específicos. Além disso, também foram encontradas frases criadas pela série e ressignificadas pelos fãs, tornando-se unidades fraseológicas na língua corrente.
Downloads
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da licença Creative Commons
CC BY-NC-ND 4.0: o artigo pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato; os créditos devem ser dados ao autor original e mudanças no texto devem ser indicadas; o artigo não pode ser usado para fins comerciais; caso o artigo seja remixado, transformado ou algo novo for criado a partir dele, o mesmo não pode ser distribuído.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.