Cultura, cognição e uso: Aspectos de análise das expressões cromáticas fraseológicas e paremiológicas
DOI:
https://doi.org/10.14393/DL16-v8n2a2014-7Palavras-chave:
expressões cromáticas fraseológicas e paremiológicas, cultura, cognição, usoResumo
Dentre os níveis de análise da linguagem, o léxico recebe especial atenção devido a sua relação intrínseca com a cultura do povo que o utiliza. Por isso, dizemos que o léxico representa a realidade vivenciada por uma sociedade a partir de uma cosmovisão que lhe é própria, variando entre os povos e as línguas. Em relação aos diversos subsistemas em que pode ser dividido o léxico, destacamos aquele composto pelas unidades fraseológicas e pelas parêmias, em especial, aquelas que contêm em seu interior um ou mais nomes de cores. O presente trabalho enfatizará alguns dos aspectos de análise que podem ser considerados para o estudo de tais itens, particularmente a cultura, a idiomaticidade advinda da utilização das metáforas para a formação das expressões, bem como o uso do Corpus Web para sua observação e descrição. Por fim, relatamos como tais aspectos são essenciais para a pesquisa que tem como objeto de estudo as expressões cromáticas.Downloads
Métricas
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da licença Creative Commons
CC BY-NC-ND 4.0: o artigo pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato; os créditos devem ser dados ao autor original e mudanças no texto devem ser indicadas; o artigo não pode ser usado para fins comerciais; caso o artigo seja remixado, transformado ou algo novo for criado a partir dele, o mesmo não pode ser distribuído.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.