As expressões idiomáticas da pesca artesanal da comunidade de Baiacu-Vera Cruz-Bahia
DOI:
https://doi.org/10.14393/DL15-v8n1a2014-33Palavras-chave:
SemânticaResumo
O trabalho pretende tecer considerações acerca dos estudos fraseológicos, especificamente as expressões idiomáticas, baseados em corpus provenientes de pescadores artesanais da comunidade de Baiacu-Vera Cruz-Bahia.Tem como base a TMC (Teoria da Metáfora Conceptual), proposta por Lakoff e Johnson (2002 [1980]). É uma proposta de estudo, uma amostra preliminar do que está a ser discutido na Tese, que relaciona teoria e empiria. O corpus para explorar essa relação é uma proposta de metodologia com base nas aplicações de inquéritos linguísticos com pessoas que trabalham na pesca daquela comuna. É constituído por textos orais, que foram coletados, transcritos e elaborados por Moreira (2010), na sua pesquisa de Mestrado. O método utilizado é o de análise de corpus (corpus analysis, cf. Gonzalez-Marquez, 2007) em que se explora o fenômeno particular de interesse, e também sobre o que Silva (2012) considera como uma metodologia com base no uso, e a partir do método utilizado pelo Grupo PRAGGLEJAZ (2009), o PIM (Processamento de Identificação da Metáfora). A coleta e análise dos dados segue o exemplo da análise por protótipos.
Downloads
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da licença Creative Commons
CC BY-NC-ND 4.0: o artigo pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato; os créditos devem ser dados ao autor original e mudanças no texto devem ser indicadas; o artigo não pode ser usado para fins comerciais; caso o artigo seja remixado, transformado ou algo novo for criado a partir dele, o mesmo não pode ser distribuído.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.