A avaliação de alunos no primeiro ano do ensino fundamental em língua inglesa: questões preliminares

Autores

  • Emília Gomes Barbosa Secretaria Municipal de Educação - Castanhal-PA (SEMED) e Secretaria de Estado de Educação (SEDUC) - Pará.
  • Myriam Crestian Chaves da Cunha Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL15-v8n1a2014-30

Palavras-chave:

Avaliação, Língua inglesa, Ensino fundamental I.

Resumo

O artigo discute as práticas de avaliação em Língua Inglesa no primeiro ano do ensino fundamental da escola pública, situando a discussão no contexto das concepções de avaliação da aprendizagem. As reflexões aqui apresentadas são oriundas de uma pesquisa qualitativa de caráter documental que visa a verificar quais os objetivos e as funções que essa prática avaliativa assume nesse contexto de ensino. Para tal foram realizadas entrevistas com 14 professores e foram analisados três documentos oficiais que norteiam o ensino no município. Os resultados preliminares evidenciam algumas incoerências, tanto nos documentos quanto nas práticas dos professores, na medida em que, de um lado há uma clara orientação em prol de uma avaliação contínua; de outro, preconiza-se que o objetivo da avaliação é verificar as aprendizagens dos alunos, fazer balanços, visando à promoção para a série seguinte. Constata-se, pois, a necessidade da implementação de práticas efetivas de avaliação formativa, visto que, por ser este o ano do primeiro contato das crianças com a língua estrangeira, é necessário que essa experiência seja positiva; caso contrário, corre-se o risco de construir barreiras para a aprendizagem nos anos posteriores. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emília Gomes Barbosa, Secretaria Municipal de Educação - Castanhal-PA (SEMED) e Secretaria de Estado de Educação (SEDUC) - Pará.

Mestranda em Letras (Estudos Linguísticos) pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professora de inglês da Secretaria Municipal de Educação - Castanhal-PA (SEMED) e da Secretaria de Estado de Educação (SEDUC) - Pará.

Myriam Crestian Chaves da Cunha, Universidade Federal do Pará

Professora-pesquisadora do Instituto de Letras e Comunicação - Faculdade de Letras Estrangeiras Modernas e Programa de Pós-Graduação em Letras (Estudos Linguísticos).

Downloads

Publicado

30-06-2014

Como Citar

GOMES BARBOSA, E.; CUNHA, M. C. C. da. A avaliação de alunos no primeiro ano do ensino fundamental em língua inglesa: questões preliminares. Domínios de Lingu@gem, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 520–540, 2014. DOI: 10.14393/DL15-v8n1a2014-30. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/24893. Acesso em: 10 ago. 2022.