O simpósio de vozes na universidade: vivências de graduandos no encontro com o outro nos atos de ler e escrever

Autores

  • Aline Cassol Daga Universidade Federal de Santa Catarina
  • Mary Elizabeth Cerutti-Rizzatti Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL15-v8n1a2014-11

Palavras-chave:

Linguística Aplicada, Leitura, Escrita, Universidade

Resumo

Este estudo discute vivências de graduandos do Curso de Letras Português da Universidade Federal de Santa Catarina no encontro com o outro (PONZIO, 2010) por meio dos atos de ler e produzir textos em gêneros do discurso da esfera acadêmica. Trata-se de uma abordagem qualitativa (MASON, 1996), tendo como instrumento de geração de dados a entrevista focal. Com foco em teorizações bakhtinianas acerca do simpósio universal do existir humano, busca-se responder à seguinte questão de pesquisa: Como se caracteriza o encontro de acadêmicos de Letras Português com o outro em se tratando do ato de ler textos materializados em gêneros do discurso secundários e do ato de escrever, reportando tais textos de outrem em suas produções escritas? Como resultado dessa discussão, tem-se que o diálogo da outra palavra com a palavra outra demanda tempo e que para se inserir no simpósio de vozes é preciso que o sujeito estabeleça uma relação reflexiva com a palavra outra, do contrário, o encontro com o outro não acontece de fato.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

30.06.2014

Como Citar

CASSOL DAGA, A.; CERUTTI-RIZZATTI, M. E. O simpósio de vozes na universidade: vivências de graduandos no encontro com o outro nos atos de ler e escrever. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 8, n. 1, p. 172–197, 2014. DOI: 10.14393/DL15-v8n1a2014-11. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/24809. Acesso em: 22 jul. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.