Narrativas e crenças de alunos universitários de língua inglesa: o processo de ensino-aprendizagem visto pelo olhar dos aprendizes

Autores

  • Tássia Lutiana Severo Pires UNISINOS
  • Marília dos Santos Lima UNISINOS

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL15-v8n1a2014-17

Palavras-chave:

narrativas, experiências de aprendizagem, língua inglesa, crenças.

Resumo

Este artigo apresenta questões relevantes para a aprendizagem de inglês no contexto brasileiro, a partir dos resultados de uma pesquisa realizada com alunos universitários, tendo como objetivo averiguar suas experiências na escola regular e as crenças que abrangem o processo de aprendizagem do idioma, com o propósito de traçar um perfil dos estudantes envolvidos em pesquisa sobre o papel da colaboração na aprendizagem de língua estrangeira. Suas histórias expõem dificuldades, desejos e estratégias de aprendizagem. A partir das análises das narrativas, busca-se contribuir para a reflexão de alunos, de professores e de pesquisadores sobre o processo de ensino-aprendizagem de línguas.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tássia Lutiana Severo Pires, UNISINOS

Estudante do sétimo semestre do curso de Letras- Inglês pela Unisinos e bolsista de iniciação científica pela mesma instituição, atuando na pesquisa "A colaboraçao como propulsora de aprendizagem de línguas em ambiente digital". Tem como principal foco de pesquisa experiências e crenças de alunos universitários de inglês.

Marília dos Santos Lima, UNISINOS

Possui graduação em Licenciatura em Letras (inglês, português e espanhol) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1975), mestrado em Lingüística Aplicada ao Ensino de Línguas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1983) e doutorado em Ciência Lingüística (Lingüística Aplicada) pela University of Reading, Inglaterra (1993). Tem pós-doutorado (2002) em Lingüística Aplicada pelo Modern Language Center do Ontario Institute for Studies in Education da Universidade de Toronto, Canadá.

Downloads

Publicado

30-06-2014

Como Citar

PIRES, T. L. S.; LIMA, M. dos S. Narrativas e crenças de alunos universitários de língua inglesa: o processo de ensino-aprendizagem visto pelo olhar dos aprendizes. Domínios de Lingu@gem, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 295–315, 2014. DOI: 10.14393/DL15-v8n1a2014-17. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/24405. Acesso em: 16 ago. 2022.