As formas cê(s) e você(s) na fala espontânea do PB: uma análise baseada em corpora.
Palavras-chave:
fala espontânea, pronomes de segunda pessoa, linguística de corpus, análise acústica, cliticizaçãoResumo
O artigo apresenta uma proposta metodológica para a análise do processo de cliticização do pronome reduzido cê(s) em relação às formas bisillábicas ocê(s) e você(s). A hipótese é que todas as formas podem exercer funções diferentes, seja de sujeito que de complemento preposicionado, ou seja, podem ser tônicas ou clíticas. Através da análise do corpus de fala espontânea C-ORAL-BRASIL foi possível identificar as ocorrências de uso da forma cê(s) em relação às outras, especialmente na função de sujeito, mas também na função de objeto preposicionado. A análise acústica permitiu verificar e confirmar algumas das hipóteses levantadas.Downloads
Métricas
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da licença Creative Commons
CC BY-NC-ND 4.0: o artigo pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato; os créditos devem ser dados ao autor original e mudanças no texto devem ser indicadas; o artigo não pode ser usado para fins comerciais; caso o artigo seja remixado, transformado ou algo novo for criado a partir dele, o mesmo não pode ser distribuído.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.