A construção discursiva de uma política do "bem" nas capas da Revista Time

Autores

  • Leda Verdiani Tfouni Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, USP
  • Dionéia Motta Monte-Serrat Universidade de São Paulo
  • Felipe Sabino Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, USP

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL15-v8n1a2014-4

Palavras-chave:

Memória, História, Interdiscurso, Discurso verbal e não-verbal.

Resumo

Este texto estabelece - por meio da análise discursiva comparativa de algumas capas da Revista Time com as de outras revistas - o modo como a História se inscreve na memória, e, também, o papel da ideologia no acesso ao funcionamento do interdiscurso. Tentamos argumentar que há uma prática regular no discurso jornalístico, tanto na produção verbal, quanto na não-verbal, em que existe uma tentativa de eliminar sentidos não desejáveis, e de instalar suposta transparência do sentido, imparcialidade e objetividade. A revista Time, embora seja encarregada de administrar a produção e circulação do sentido de que os EUA são do "bem" e seus inimigos ocasionais são do "mal", apresenta, no decorrer da análise de seu funcionamento discursivo, outros sentidos que fazem parte do processo de significação, os quais indiciam a ideologia da classe dominante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leda Verdiani Tfouni, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, USP

Professora Titular Sênior da FFCLRP-USP e coordenadora do grupo de pesquisas AD-Interfaces, cadastrado no CNPq (segunda autora)

Dionéia Motta Monte-Serrat, Universidade de São Paulo

Professora universitária, advogada, Doutora em Psicologia pela FFCLRP-USP e colaboradora em pesquisa no HC da FMRP-USP (terceira autora)

Felipe Sabino, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, USP

Psicologo graduado pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, USP (primeiro autor)

Downloads

Publicado

29-06-2014

Como Citar

TFOUNI, L. V.; MONTE-SERRAT, D. M.; SABINO, F. A construção discursiva de uma política do "bem" nas capas da Revista Time. Domínios de Lingu@gem, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 34–49, 2014. DOI: 10.14393/DL15-v8n1a2014-4. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/23731. Acesso em: 24 maio. 2022.