A linguagem falada e a linguagem escrita na afasia do sujeito RG

Autores

  • Iva Ribeiro Cota Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB
  • Nirvana Ferraz Santos Sampaio Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Palavras-chave:

Linguagem falada, Linguagem escrita, Afasia.

Resumo

Este trabalho apresenta reflexões sobre alinguagem falada e a linguagem escrita no contexto da afasia. Para tanto, analisam-se dados provenientes do acompanhamento longitudinal do sujeitoafásico RG à luz dos pressupostos teórico-metodológicos da NeurolinguísticaDiscursiva. Os resultados reafirmam que a intervenção linguística eficaz colabora sobremaneira para a avaliação da linguagem dos sujeitos afásicos e que a fala e a escrita sublinham enigmas que evidenciam um caminho aos acertos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iva Ribeiro Cota, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Mestre em Linguísticapela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia(Uesb) e integrante do Grupo de Pesquisa e Estudo em Neurolinguística (CNPq/Uesb).Desenvolve pesquisa no âmbito da sub-área de Neurolinguística. Especialista em Linguística (UESB);Psicopedagogia (FACINTER); Linguagem, códigos e suas tecnologias (FACINTER) eDocência no ensino superior (Fundação Novo Milênio). Graduada em Letras comhabilitação em Português / Inglês pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB).Tem experiência na área de Linguística, Neurolinguística e Ensino de línguamaterna e língua estrangeira.

Nirvana Ferraz Santos Sampaio, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Doutora emLinguística pela Universidade Estadual de Campinas; professora titular deLinguística na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-Uesb; professora ecoordenadora do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UESB; pesquisadorado Grupo de Pesquisa em Estudos da Língua(gem) (CNPq/Uesb) e Líder do Grupo dePesquisa e Estudo em Neurolinguística (CNPq/Uesb). Tem experiência na área deLinguística, com ênfase em Neurolinguística, Lexicologia e Análise Linguística.Atuando principalmente nos seguintes temas: linguística, terminologia, afasia,linguagem e memória.

Downloads

Publicado

20-12-2013

Como Citar

COTA, I. R.; SAMPAIO, N. F. S. A linguagem falada e a linguagem escrita na afasia do sujeito RG. Domínios de Lingu@gem, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 238–256, 2013. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/23620. Acesso em: 23 maio. 2022.