Linguística Sistêmico-Funcional e Multimodalidade: as representações do imaginário em videonarrativa

Autores

  • Noara Bolzan Martins Universidade Federal de Santa Maria
  • Valeria Iensen Bortoluzzi Centro Universitário Franciscano
  • Josenai Teixeira Cristino Universidade Paulista - UNIP

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL15-v8n1a2014-3

Palavras-chave:

Linguística Sistêmico-Funcional, multimodalidade, videonarrativa

Resumo

Este estudo visa compreender como os jovens (re) constroem e representam um contexto narrativo em videonarrativa (Vn) publicada na internet. Os pressupostos teóricos que permitiram a análise são a Gramática Sistêmico-Funcional (2004), de Halliday e Matthiessen, e a Gramática do Design Visual (2006), de Kress e Van Leeuwen. O objeto de análise constitui a videonarrativa First Love, que se trata de um texto multimodal construído com base em cenas dos filmes da saga Harry Potter. Apesar da videonarrativa ser elaborada com base em cenas dos filmes de Harry Potter, a análise permitiu-nos constatar uma mudança no contexto da história e uma mudança nos papéis dos participantes envolvidos nela, se comparada ao texto original (Harry Potter). Isto nos mostra a mudança de propósitos e intenções do autor na elaboração da videonarrativa. Acreditamos que estudar as videonarrativas não é apenas analisar a estrutura de um novo texto hipermidiático; é, sobretudo, interpretar e compreender as experiências dos jovens por trás dos múltiplos símbolos e gêneros por eles usados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Noara Bolzan Martins, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciada em Letras Português e Inglês e respectivas Literaturas pelo Centro Universitário Franciscano - UNIFRA (Santa Maria/ RS).

Atualmente é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Letras - Estudos Linguísticos, da Universidade Federal de Santa Maria.

Valeria Iensen Bortoluzzi, Centro Universitário Franciscano

Possui graduação em Letras Português Inglês e Respectivas Literaturas, mestrado e doutorado em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (2001). Atualmente é professor Adjunto do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA, RS). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Análise Crítica do Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: linguagem, análise crítica do discurso, análise de gênero, linguística e produção textual. (

Josenai Teixeira Cristino, Universidade Paulista - UNIP

Aluna de graduação em Letras pela Universidade Paulista - UNIP.

Downloads

Publicado

26-11-2013

Como Citar

BOLZAN MARTINS, N.; IENSEN BORTOLUZZI, V.; TEIXEIRA CRISTINO, J. Linguística Sistêmico-Funcional e Multimodalidade: as representações do imaginário em videonarrativa. Domínios de Lingu@gem, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 15–33, 2013. DOI: 10.14393/DL15-v8n1a2014-3. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/23584. Acesso em: 20 maio. 2022.