Linguística Sistêmico-Funcional e Multimodalidade: as representações do imaginário em videonarrativa
DOI:
https://doi.org/10.14393/DL15-v8n1a2014-3Palavras-chave:
Linguística Sistêmico-Funcional, multimodalidade, videonarrativaResumo
Este estudo visa compreender como os jovens (re) constroem e representam um contexto narrativo em videonarrativa (Vn) publicada na internet. Os pressupostos teóricos que permitiram a análise são a Gramática Sistêmico-Funcional (2004), de Halliday e Matthiessen, e a Gramática do Design Visual (2006), de Kress e Van Leeuwen. O objeto de análise constitui a videonarrativa First Love, que se trata de um texto multimodal construído com base em cenas dos filmes da saga Harry Potter. Apesar da videonarrativa ser elaborada com base em cenas dos filmes de Harry Potter, a análise permitiu-nos constatar uma mudança no contexto da história e uma mudança nos papéis dos participantes envolvidos nela, se comparada ao texto original (Harry Potter). Isto nos mostra a mudança de propósitos e intenções do autor na elaboração da videonarrativa. Acreditamos que estudar as videonarrativas não é apenas analisar a estrutura de um novo texto hipermidiático; é, sobretudo, interpretar e compreender as experiências dos jovens por trás dos múltiplos símbolos e gêneros por eles usados.
Downloads
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da licença Creative Commons
CC BY-NC-ND 4.0: o artigo pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato; os créditos devem ser dados ao autor original e mudanças no texto devem ser indicadas; o artigo não pode ser usado para fins comerciais; caso o artigo seja remixado, transformado ou algo novo for criado a partir dele, o mesmo não pode ser distribuído.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.