O turno conversacional em interações de sujeitos afásicos
Palavras-chave:
Afasia, Conversação, Turnos, InteraçãoResumo
Este trabalho objetiva analisar e descrever alguns aspectos interativos e cognitivos dos fenômenos conversacionais envolvidos nas práticas dos sujeitos afásicos de interagir e operar com as estruturas linguístico-comunicativas, como o turno conversacional. Analisaremos um fragmento de um episódio conversacional de grupo de sujeitos afásicos e não afásicos. gravado em meio áudio-visual, a fim de evidenciar as estratégias linguístico-cognitivas de sujeitos afásicos e não afásicos integrantes de um grupo de convivência que promove atividades cotidianas de práticas de linguagem. A partir do arcabouço teórico-metodológico da Análise da Conversação (Sacks, Schegloff & Jefferson, 1974) e dos estudos lingüísticos de base sócio-cognitiva (Tomasello, 2003; Ford, Fox &Thompson, 1996), procuraremos demonstrar que a configuração do sistema de troca de turnos é complexa por abarcar aspectos prosódicos, sintáticos e pragmáticos na manipulação de estratégias lingüístico-cognitivas envolvidas na organização da conversação.). As análises demonstram que os sujeitos afásicos, apesar dos déficits de ordem linguístico-cognitiva, conseguem manipular os turnos para assegurar o desenvolvimento conversação.Downloads
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da licença Creative Commons
CC BY-NC-ND 4.0: o artigo pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato; os créditos devem ser dados ao autor original e mudanças no texto devem ser indicadas; o artigo não pode ser usado para fins comerciais; caso o artigo seja remixado, transformado ou algo novo for criado a partir dele, o mesmo não pode ser distribuído.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.