A influência da ferramenta digital "Google Tradutor" no processo de aprendizagem de língua inglesa

Autores

  • Thaís Bernardes Costa Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL13-v6n2a2012-5

Palavras-chave:

Língua Inglesa, Google Tradutor, aprendizagem, affordances, autonomia.

Resumo

Prensky (2001) afirma que a nova geração está habituada ao uso de tecnologias e a receber e assimilar informações rapidamente; são nomeados "nativos digitais". A aprendizagem de língua inglesa nesse contexto digital tem se justificado, principalmente, pelo seu status de língua global e por ser um instrumento de comunicação entre diferentes culturas. Dessa maneira, propomos analisar o processo de aprendizagem de língua inglesa através da ferramenta online "Google Tradutor" por um nativo digital de uma escola municipal de Uberaba (MG). Para tal propósito, recorremos ao termo affordance (GIBSON, 1981), conceito utilizado na área de Linguística Aplicada, que diz respeito às diferentes formas como o indivíduo utiliza e percebe um ambiente. Sendo assim, acreditamos que os ambientes online são propícios para a efetivação de diferentes affordances. Além disso, Benson (1997) afirma que ambientes extraclasse (defendemos que isso inclui a internet) contribuem para a autonomia na aprendizagem. Através de questionários e de uma entrevista com um aprendiz de língua inglesa contendo relatos de experiências com o uso dessa ferramenta, concluímos que ele percebe e efetiva diferentes affordances por meio do "Google Tradutor". Ainda, percebemos que esse aprendiz, foco do estudo, não constitui-se um sujeito autônomo na sua aprendizagem de língua inglesa.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
1,618
Jan 2013Jul 2013Jan 2014Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202677
|

Biografia do Autor

Thaís Bernardes Costa, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Trata-se de uma pesquisa na área de Linguística Aplicada voltada ao processo de aprendizagem de língua inglesa a partir de tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), especificamente nesse artigo, o "Google Tradutor". Portanto, formam como base teórica desse estudo, autores Prensky (2001), Van Lier (2004) e Paiva (2009, 2010). Além disso, abordamos a questão da autonomia na aprendizagem de língua inglesa conforme as obras de Benson (1997), Dickinson (1987), Little (1991) e Littlewood (1996).

Downloads

Publicado

21.12.2012

Como Citar

COSTA, T. B. A influência da ferramenta digital "Google Tradutor" no processo de aprendizagem de língua inglesa. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 6, n. 2, p. 72–93, 2012. DOI: 10.14393/DL13-v6n2a2012-5. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/18287. Acesso em: 20 fev. 2025.