O processo de gramaticalização do verbo IR no português brasileiro: um estudo diacrônico

Autores

  • Alcione Gonçalves Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL12-v6n1a2012-20

Palavras-chave:

Verbo IR, Gramaticalização, Forma lexical, Forma gramatical, Diacronia

Resumo

Esta pesquisa, em uma perspectiva diacrônica, verifica o estágio do processo de gramaticalização do verbo IR no português brasileiro. Para a realização deste trabalho, partimos do quadro teórico proposto por Hopper & Traugott (1993) e Heine et al. (1991) sobre a gramaticalização, assim como a metodologia desenvolvida por Vianna (2000) e Vitral (2006), buscando depreender o estatuto morfossintático desse verbo. A proposta metodológica consiste nos cálculos de frequência que funcionam como um mecanismo capaz de comparar o comportamento de determinados elementos em funções gramaticais e lexicais, ou seja, a análise da frequência de um item, em suas funções, sejam elas lexicais, sejam elas gramaticais, permitindo-nos identificar, quantativamente, processos de gramaticalização. Para a formação do corpus, seguimos uma metodologia que privilegia textos de gêneros similares entre os séculos XVIII, XX e XXI. Nosso intuito é, portanto, determinar em que estágios da língua, sejam eles anteriores, sejam contemporâneos, as perífrases verbais, formadas com verbo IR, tornaram-semais frequentes, retomando a questão da instabilidade d formação do futuro, constatando que a língua é um mecanismo auto-regulador, constituindo-se em um processo contínuo e ininterrupto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alcione Gonçalves, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG

Professora do Departamento de Linguagens e Tecnologias (DELTEC) do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Mestre em Linguística pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC - Minas). Doutoranda em Linguística Teórica e Descritiva pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Downloads

Publicado

02.07.2012

Como Citar

GONÇALVES, A. O processo de gramaticalização do verbo IR no português brasileiro: um estudo diacrônico. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 6, n. 1, p. 393–417, 2012. DOI: 10.14393/DL12-v6n1a2012-20. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/14791. Acesso em: 30 nov. 2022.