A participação oral em uma sala de aula de Escola Pública: modelos interacionais na construção conjunta (ou não) do conhecimento
DOI:
https://doi.org/10.14393/DL12-v6n1a2012-28Palavras-chave:
Participação oral, Construção conjunta do conhecimento, Sala de aulaResumo
O objetivo deste artigo é discutir como é organizada a participação oral nas aulas de uma 3.ª série do Ensino Médio de uma Escola Pública no sudeste do Paraná e enfatizar como a participação pode ou não contribuir para a construção conjunta do conhecimento. Para isso, foram utilizados os procedimentos teórico-metodológicos da Análise da Conversa Etnometodológica para a análise microetnográfica de 18 horas de dados audiovisuais de aulas. Os resultados mostram que a participação oral dessa turma nas aulas se dá tipicamente pelo modelo interacional Iniciação, Resposta e Avaliação (IRA), o qual consiste em fazer testagens do que os alunos já sabem, o que não possibilita espaço para construção conjunta de conhecimento. No entanto, embora que com menor frequência, o modelo IRA também é utilizado de uma maneira não tradicional (GARCEZ, 2006) para levar os alunos a participarem oralmente na produção das atividades. Desse modo, a partir dos dados de fala-em-interação das aulas analisadas, evidencia-se a importância do modo de organização da interação nas aulas para a construção conjunta e participativa do conhecimento em sala de aula.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da licença Creative Commons
CC BY-NC-ND 4.0: o artigo pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato; os créditos devem ser dados ao autor original e mudanças no texto devem ser indicadas; o artigo não pode ser usado para fins comerciais; caso o artigo seja remixado, transformado ou algo novo for criado a partir dele, o mesmo não pode ser distribuído.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.