Modos de ser e de dizer em Redes Sociais: como o poder e os discursos operam na construção de identidades - uma análise sobre o perfil do Orkut

Autores

  • Licia Frezza Pisa Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL12-v6n1a2012-8

Palavras-chave:

Discurso, Identidade, Poder, Foucault, Orkut

Resumo

Este trabalho abordará a questão das identidades do usuário do Orkut por meio dos discursos e do poder e como, ao falar de si, o usuário se torna outro, transforma a sua identidade no/para o Orkut ao preencher/editar o seu perfil. A fundamentação teórica se refere aos estudos de Michel Foucault sobre discurso, sujeito e poder e as análises serão feitas a partir da investigação das opções de preenchimento de perfil, ou seja, quando o usuário preenche a sua página e passa a existir no Orkut. Defende-se neste trabalho que a Internet é um espaço extremamente vigiado e controlado e esse controle, essa vigilância e os efeitos desses mecanismos nas redes sociais da Internet permeiam os discursos, a possibilidade de constituição de sujeitos, de identidades, tomando a relação entre poder e liberdade não como um movimento de exclusão, mas de implicação mútua.

Downloads

Biografia do Autor

  • Licia Frezza Pisa, Universidade Federal de São Carlos
    Mestre em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística na área de Linguagem e Discurso.

Downloads

Publicado

29.06.2012

Como Citar

PISA, Licia Frezza. Modos de ser e de dizer em Redes Sociais: como o poder e os discursos operam na construção de identidades - uma análise sobre o perfil do Orkut. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 6, n. 1, p. 18–165, 2012. DOI: 10.14393/DL12-v6n1a2012-8. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/14502. Acesso em: 3 maio. 2025.