O Uso de Operadores Argumentativos em Notícias Online

Autores

  • André William Alves Assis UEM - Universidade Estadual de Maringá PLE - Pós-graduação em Letras

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL12-v6n1a2012-4

Palavras-chave:

Operadores Argumentativos, Gênero, Notícias Online, Argumentação.

Resumo

A velocidade da internet se consolidou também no jornalismo online, o que fez com que esse novo espaço interferisse nos processo de produção do jornalismo contemporâneo que teve que se adequar a esse novo (ciber)espaço. Nesse trabalho, sob o viés da teoria da argumentação na língua, desenvolvida por Ducrot e colaboradores e dos gêneros do discurso do círculo de Bakhtin observamos que grande parcela da força argumentativa das noticias online selecionadas como corpus estão na dependência dos operadores argumentativos cujas instruções determinam a intenção/direcionamento argumentativo atribuído aos enunciados, sendo essenciais para a constituição da enunciação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André William Alves Assis, UEM - Universidade Estadual de Maringá PLE - Pós-graduação em Letras

Mestrando em Letras pela Universidade Estadual de Maringá - UEM. Especialista em Língua Portuguesa pelo Instituto Paranaense de Ensino.

Downloads

Publicado

28-06-2012

Como Citar

ASSIS, A. W. A. O Uso de Operadores Argumentativos em Notícias Online. Domínios de Lingu@gem, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 59–75, 2012. DOI: 10.14393/DL12-v6n1a2012-4. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/14438. Acesso em: 20 maio. 2022.