Considerações sobre a relação da língua (portuguesa) e constituição de sujeitos (alunos)
DOI:
https://doi.org/10.14393/DL12-v6n1a2012-2Palavras-chave:
Língua Portuguesa, sujeito-professor, sujeito-aluno, Análise do Discurso.Resumo
Este trabalho tem como corpus o dizer de dois alunos do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública da cidade de Uberlândia. Nossas análises serão balizadas pelos construtos da Análise do Discurso de cunho francesa, mais notadamente no que concerne aos estudos de Pêcheux (2009) e de Foucault (1996, 2008). Objetivamos estabelecer um escrutínio do imaginário que esses estudantes apresentam da língua portuguesa e da sua própria relação com ela. Remarcar-se-á, por exemplo, que há uma exaltação da gramática tradicional no ensino-aprendizagem de LP e um desejo da oralidade nos dizeres dos sujeitos-aluno. Enfim, com esse estudo, queremos destacar que os alunos, ao enunciarem sobre sua relação com a língua (portuguesa), são levados a uma tomada de posição, constituindo-se sujeitos.
Downloads
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da licença Creative Commons
CC BY-NC-ND 4.0: o artigo pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato; os créditos devem ser dados ao autor original e mudanças no texto devem ser indicadas; o artigo não pode ser usado para fins comerciais; caso o artigo seja remixado, transformado ou algo novo for criado a partir dele, o mesmo não pode ser distribuído.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.