O léxico da Educação a Distância: parâmetros para o reconhecimento terminológico de uma área em desenvolvimento

Autores

  • Márcio Sales Santiago UFRGS

Palavras-chave:

Terminologia, léxico especializado, reconhecimento terminológico, Educação a Distância

Resumo

Neste artigo, apresentamos os parâmetros que serão levados em conta no processo de reconhecimento do léxico da Educação a Distância para a pesquisa que estamos realizando em nível de doutoramento. Para isso, focaremos o trabalho na relação existente entre a Lexicologia e a Terminologia, elegendo a interlocução dessas disciplinas como norte para a fundamentação teórica que sustentará o reconhecimento dos termos no domínio da Educação a Distância no Brasil. A formulação e escolha dos parâmetros de reconhecimento do léxico em análise serão baseadas nos estudos de Maciel (2001) e Krieger (2004).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcio Sales Santiago, UFRGS

Mestre em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Nesta mesma universidade, no âmbito do Instituto de Letras, atua como gerenciador e pesquisador do Projeto "Implementação da base de dados do Banco de Dados da Língua Geral (BDGL)", coordenado pela Profa. Dra. Sabrina Pereira de Abreu. Desde 2006, é pesquisador do Grupo TermiLex, coordenado pela Profa. Dra. Maria da Graça Krieger. Na gestão 2010-2012, integra o Comitê Executivo da Rede Ibero-americana de Terminologia (RITerm).

Downloads

Publicado

05-12-2011

Como Citar

SANTIAGO, M. S. O léxico da Educação a Distância: parâmetros para o reconhecimento terminológico de uma área em desenvolvimento. Domínios de Lingu@gem, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 91–107, 2011. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/13680. Acesso em: 17 maio. 2022.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)