Uma proposta de inserção de colocações verbais em dicionários escolares ativos português/inglês

Autores

  • Isabel Cristina Tedesco Selistre UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL10-v5n2a2011-4

Palavras-chave:

colocações verbais, aprendizagem de língua inglesa, dicionários escolares ativos português/inglês.

Resumo

 As colocações referem-se a combinatórias lexicais recorrentes que são específicas a cada língua. Tal especificidade é a razão pela qual os aprendizes de uma língua estrangeira têm dificuldade em produzir adequadamente essas combinações. Diante desse fato, propusemo-nos a verificar como os dicionários escolares ativos português/inglês - ferramentas pedagógicas utilizadas nas tarefas de produção de textos - tratam as colocações do tipo verbal. Neste artigo, descrevemos os resultados desse estudo, assim como, apresentamos uma proposta para a inserção dessas combinatórias nas obras escolares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

02.01.2012

Como Citar

SELISTRE, I. C. T. Uma proposta de inserção de colocações verbais em dicionários escolares ativos português/inglês. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 5, n. 2, p. 44–62, 2012. DOI: 10.14393/DL10-v5n2a2011-4. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/13424. Acesso em: 5 out. 2024.