Dissertação de vestibular

um enfoque funcional sobre a organização do gênero

Autores

  • Rosângela do Socorro Nogueira de Sousa Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL9-v5n1a2011-18

Palavras-chave:

redação, Funcionalismo, Tema, padrões de desenvolvimento temático

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar o resultado de pesquisa desenvolvida como dissertação de mestrado, enfocando a organização do gênero “dissertação escolar” sob o escopo da gramática sistêmico-funcional de Halliday (1985). O material de análise é composto por 44 textos de alunos de pré-vestibular divididos em dois grupos: O primeiro grupo é composto por 22 textos aos quais foi atribuída nota maior que 6,0 (seis) e o segundo grupo é composto também por 22 textos aos quais foi atribuída nota igual ou menor que 6,0 (seis). São colocadas em evidência as estruturas de mensagem (tema e rema) e seu modus operandis no texto como elementos que contribuem para os processos de significação a partir dos padrões de desenvolvimento temático. Os resultados apontam para o fato de que não há diferença entre os tipos de Temas escolhidos nos dois grupos, mas os elementos temáticos e o método de desenvolvimento diferem. No que diz respeito aos padrões de desenvolvimento, nos textos do primeiro grupo, a maior incidência foi do padrão zig-zag e, nos do segundo grupo, do tema reiterado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rosângela do Socorro Nogueira de Sousa, Universidade Federal do Pará

Faculdade de Ciências da Linguagem

Área:Linguística

Downloads

Publicado

11.07.2011

Como Citar

NOGUEIRA DE SOUSA, R. do S. Dissertação de vestibular: um enfoque funcional sobre a organização do gênero. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 5, n. 1, p. 277–290, 2011. DOI: 10.14393/DL9-v5n1a2011-18. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/12456. Acesso em: 21 nov. 2024.