Dissertação de vestibular

um enfoque funcional sobre a organização do gênero

Autores

  • Rosângela do Socorro Nogueira de Sousa Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL9-v5n1a2011-18

Palavras-chave:

redação, Funcionalismo, Tema, padrões de desenvolvimento temático

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar o resultado de pesquisa desenvolvida como dissertação de mestrado, enfocando a organização do gênero “dissertação escolar” sob o escopo da gramática sistêmico-funcional de Halliday (1985). O material de análise é composto por 44 textos de alunos de pré-vestibular divididos em dois grupos: O primeiro grupo é composto por 22 textos aos quais foi atribuída nota maior que 6,0 (seis) e o segundo grupo é composto também por 22 textos aos quais foi atribuída nota igual ou menor que 6,0 (seis). São colocadas em evidência as estruturas de mensagem (tema e rema) e seu modus operandis no texto como elementos que contribuem para os processos de significação a partir dos padrões de desenvolvimento temático. Os resultados apontam para o fato de que não há diferença entre os tipos de Temas escolhidos nos dois grupos, mas os elementos temáticos e o método de desenvolvimento diferem. No que diz respeito aos padrões de desenvolvimento, nos textos do primeiro grupo, a maior incidência foi do padrão zig-zag e, nos do segundo grupo, do tema reiterado.

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Biografia do Autor

Rosângela do Socorro Nogueira de Sousa, Universidade Federal do Pará

Faculdade de Ciências da Linguagem

Área:Linguística

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Publicado

11.07.2011

Como Citar

NOGUEIRA DE SOUSA, R. do S. Dissertação de vestibular: um enfoque funcional sobre a organização do gênero. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 5, n. 1, p. 277–290, 2011. DOI: 10.14393/DL9-v5n1a2011-18. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/12456. Acesso em: 27 nov. 2022.