Análise de Discurso Crítica: o tratamento dado pela Mídia e pelo Estado aos Dependentes Químicos

Autores

  • Maria Aparecida Resende Ottoni Universidade Federal de Uberlândia
  • Lilian Lima Maciel Universidade Federal de Uberlândia
  • Luana Alves Silva Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-chave:

Discurso, Mídia, Dependentes químicos.

Resumo

Pretende-se demonstrar neste artigo uma análise dos diferentes tratamentos que são dados pela mídia e pelo Estado aos dependentes químicos, dependendo da sua posição sócioeconômica. O corpus analisado constitui-se de um artigo de opinião intitulado “Inversão de valores...” postado no blog http://diegonovaes.blogspot.com. Apoiaremos-nos em aportes teóricos que colocaram o discurso como um momento da prática social capaz de promover mudanças. Logo são as práticas e estruturas sociais que determinam as escolhas linguísticas do nosso discurso, ao mesmo tempo em que as práticas e as estruturas são influenciadas pelo nosso discurso. Essa reflexão trazida por Chouliaraki e Fairclough é o ponto de partida para o enquadre teórico-metodológico de 1999. O objetivo é refletir sobre as mudanças sociais contemporâneas e as globais de larga escala. Verificamos nesse artigo de Diego Novaes lutas hegemônicas em que os grupos sociais relatados tentam se colocar ideologicamente sobre o outro e é necessário considerar o papel dos agentes sociais que, conforme suas características específicas, como a posição social, influência da mídia, constroem articulações entre as estruturas da prática e seus eventos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Aparecida Resende Ottoni, Universidade Federal de Uberlândia

Professora Doutora da Universidade Federal de Uberlândia, vinculada ao instituto de Letras e Linguística e ao curso de Jornalismo na mesma instituição, pesquisadora na àrea de Análise de Discurso Crítica.

Lilian Lima Maciel, Universidade Federal de Uberlândia

Aluna do último período do curso de Letras da Universidade Federal de Uberlândia, pesquisadora na àrea de Literatura Fantástica orientada pela professora doutora Marisa Martins Gama-Khalil.

Luana Alves Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Estudante do sétimo período do curso de Letras da Universidade Federal de Uberlândia. Atualmente pesquisadora na àrea de Sintaxe Gerativa, tendo como orientadora a Professora Doutora Simone Azevedo Floripi. O projeto de pesquisa em modalidade Iniciação Científica intitulado "A posição do pronome possessivo diante do sintagma nominal" é registrado no CNPQ e se encontra em fase de conclusão.

Downloads

Publicado

05-07-2011

Como Citar

RESENDE OTTONI, M. A.; MACIEL, L. L.; SILVA, L. A. Análise de Discurso Crítica: o tratamento dado pela Mídia e pelo Estado aos Dependentes Químicos. Domínios de Lingu@gem, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 125–143, 2011. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/12439. Acesso em: 17 maio. 2022.