Compreendendo a interação em sala de aula

das estruturas de produção e participação às estratégias de negociação mediadas pela polidez

Autores

  • Priscila Raposo Ananias Universidade Federal de Campina Grande
  • Williany Miranda da Silva Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL9-v5n1a2011-16

Palavras-chave:

interação, polidez, estruturas de participação, ensino de língua portuguesa.

Resumo

Cientes de que a análise dos processos interativos em sala de aula pode revelar muitos aspectos do modelo de ensino vigente, bem como pode auxiliar no desenvolvimento de alternativas viáveis para o ensino de Língua Portuguesa, esse estudo de natureza aplicada e com aporte da sociolingüística interacional, objetivou, inicialmente, descrever e analisar as estratégias de negociação mediadas pela polidez e os movimentos de ameaça e preservação de faces manifestos pelos sujeitos numa situação de interação em sala de aula e, em um segundo momento, buscou verificar as implicações dos formatos de produção e das estruturas de participação reveladas pelos mesmos sujeitos na interação ora investigada. Os dados analisados constituem-se por transcrições de uma aula de Língua Portuguesa em uma turma de 7° ano de uma escola estadual de Ensino Fundamental.

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Biografia do Autor

Priscila Raposo Ananias, Universidade Federal de Campina Grande

Graduada no curso de licenciatura plena em Letras pela Universidade Federal de Campina Grande e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino na mesma instiuição.

Williany Miranda da Silva, Universidade Federal de Campina Grande

Professora Doutora do curso de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino e da graduação do curso de Licenciatura plena em Letras da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

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Publicado

05.07.2011

Como Citar

ANANIAS, P. R.; DA SILVA, W. M. Compreendendo a interação em sala de aula: das estruturas de produção e participação às estratégias de negociação mediadas pela polidez. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 5, n. 1, p. 247–261, 2011. DOI: 10.14393/DL9-v5n1a2011-16. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/12412. Acesso em: 26 jul. 2024.