Normas de textualidade em textos veiculados no Twitter

Autores

  • Heloisa Mara Mendes UFU

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL9-v5n1a2011-6

Palavras-chave:

Linguística Textual, normas de textualidade, Twitter.

Resumo

Neste artigo analisamos textos produzidos com até 140 caracteres e veiculados no Twitter, sob a perspectiva teórica da Linguística Textual, mais especificamente, a partir das normas de textualidade definidas por Beaugrande e Dressler (1997). Apresentamos dados relativos a essa rede social, procurando descrever seu sucesso, principalmente no Brasil, e seu impacto na relação com a escrita. Em seguida, verificamos de que maneira as normas de textualidade são mobilizadas e constituem textos concisos, porém, comunicativos e coerentes. O fato de o Twitter ser uma rede social parece evidenciar ainda mais a relação inextricável entre o produtor do texto, o próprio texto e o seu receptor na produção de unidade de sentido.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

31.05.2011

Como Citar

MENDES, H. M. Normas de textualidade em textos veiculados no Twitter. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 5, n. 1, p. 74–84, 2011. DOI: 10.14393/DL9-v5n1a2011-6. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/12221. Acesso em: 2 mar. 2024.