Normas de textualidade em textos veiculados no Twitter
DOI:
https://doi.org/10.14393/DL9-v5n1a2011-6Palavras-chave:
Linguística Textual, normas de textualidade, Twitter.Resumo
Neste artigo analisamos textos produzidos com até 140 caracteres e veiculados no Twitter, sob a perspectiva teórica da Linguística Textual, mais especificamente, a partir das normas de textualidade definidas por Beaugrande e Dressler (1997). Apresentamos dados relativos a essa rede social, procurando descrever seu sucesso, principalmente no Brasil, e seu impacto na relação com a escrita. Em seguida, verificamos de que maneira as normas de textualidade são mobilizadas e constituem textos concisos, porém, comunicativos e coerentes. O fato de o Twitter ser uma rede social parece evidenciar ainda mais a relação inextricável entre o produtor do texto, o próprio texto e o seu receptor na produção de unidade de sentido.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Heloisa Mara Mendes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da licença Creative Commons
CC BY-NC-ND 4.0: o artigo pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato; os créditos devem ser dados ao autor original e mudanças no texto devem ser indicadas; o artigo não pode ser usado para fins comerciais; caso o artigo seja remixado, transformado ou algo novo for criado a partir dele, o mesmo não pode ser distribuído.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.