Normas de textualidade em textos veiculados no Twitter

Autores

  • Heloisa Mara Mendes UFU

Palavras-chave:

Linguística Textual, normas de textualidade, Twitter.

Resumo

Neste artigo analisamos textos produzidos com até 140 caracteres e veiculados no Twitter, sob a perspectiva teórica da Linguística Textual, mais especificamente, a partir das normas de textualidade definidas por Beaugrande e Dressler (1997). Apresentamos dados relativos a essa rede social, procurando descrever seu sucesso, principalmente no Brasil, e seu impacto na relação com a escrita. Em seguida, verificamos de que maneira as normas de textualidade são mobilizadas e constituem textos concisos, porém, comunicativos e coerentes. O fato de o Twitter ser uma rede social parece evidenciar ainda mais a relação inextricável entre o produtor do texto, o próprio texto e o seu receptor na produção de unidade de sentido.  

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Publicado

31-05-2011

Como Citar

MENDES, H. M. Normas de textualidade em textos veiculados no Twitter. Domínios de Lingu@gem, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 74–84, 2011. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/12221. Acesso em: 26 maio. 2022.