A Percepção da responsividade a partir da Análise Verbo-Visual em tirinhas de humor
DOI:
https://doi.org/10.14393/DL9-v5n1a2011-8Palavras-chave:
enunciado, gênero tirinhas, responsividadeResumo
Há alguns anos iniciou-se uma cobrança sobre os professores de línguas para um ensino que privilegie as contribuições teóricas advindas de Bakhtin, porém percebemos que alguns preceitos postulados por esse autor ainda não são bem apreendidos nas escolas de Ensino Básico. Assim, o objetivo deste trabalho é problematizar o conceito de responsividade, tentando aproximar a teoria bakhtiniana ao contexto pedagógico dos professores de Educação Básica. Para tanto, como referencial teórico-metodológico, analisamos três tiras de humor à luz da Análise Dialógica do Discurso. À guisa de conclusão, ao se falar em responsividade, precisamos considerar a relação entre os diversos elementos dos enunciados que interferem na constituição de sentidos.Downloads
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Anderson Cristiano Da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da licença Creative Commons
CC BY-NC-ND 4.0: o artigo pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato; os créditos devem ser dados ao autor original e mudanças no texto devem ser indicadas; o artigo não pode ser usado para fins comerciais; caso o artigo seja remixado, transformado ou algo novo for criado a partir dele, o mesmo não pode ser distribuído.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.