O discurso neoliberal de Qualidade Total permeando o ensino de língua estrangeira

Autores

  • Christiane Elany Britto de Araújo

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL7-v4n1a2010-2

Palavras-chave:

discurso, ensino de língua estrangeira, qualidade total

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar parte de uma pesquisa de mestrado que analisa os discursos produzidos por um programa de treinamento (Reflective Teaching) de uma escola de inglês como língua estrangeira. Durante a pesquisa, baseada no quadro teórico-metodológico da AD de linha francesa, foi observado que tanto a instituição focal como o projeto de ensino reflexivo eram influenciados pelo discurso neoliberal de Qualidade Total. Assim, pretendemos mostrar como os ideais de Qualidade Total estão inseridos no contexto educacional. Primeiramente, faremos uma breve exposição de algumas ideias neoliberais e como elas se encaixam no campo educacional. A seguir, veremos como esses conceitos se refletem na instituição estudada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Christiane Elany Britto de Araújo

Doutoranda em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês (FFLCH/ USP). Graduada em Letras (Português/ Inglês) pela FFLCH/ USP. Licenciada em Letras (Português/ Inglês) pela FE/ USP. Possui Mestrado em Lingua Inglesa e Literaturas Inglesa e Norte-Americana pela USP (2003). Atualmente é professora assistente da Universidade Bandeirante de São Paulo e ministra aulas de Língua Inglesa na Associaçao Alumni.

Downloads

Publicado

03.02.2011

Como Citar

ARAÚJO, C. E. B. de. O discurso neoliberal de Qualidade Total permeando o ensino de língua estrangeira. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 4, n. 1, p. 6–20, 2011. DOI: 10.14393/DL7-v4n1a2010-2. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/11521. Acesso em: 26 nov. 2022.