Variação e mudança na expressão do dativo em comunidades rurais goianas e suas relações com as origens do Português Brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.14393/DL6-v3n2a2009-4Palavras-chave:
Complementos dativos, Verbos bitransitivos, Sociolinguística VariacionistaResumo
Investiga-se, neste trabalho, a regularidade subjacente à variação no uso de formas introdutoras de complementos dativos de verbos bitransitivos, em amostras de fala de comunidades rurais goianas. Busca-se, através do referencial teórico-metodológico da Sociolinguística Variacionista, verificar quais fatores linguísticos e extralinguísticos que atuam na alternância entre as formas a~para~Ø para a expressão de conteúdo dativo, além de relacionar o fenômeno ao debate sobre as origens do português brasileiro.
Downloads
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2009 André Marques do Nascimento
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da licença Creative Commons
CC BY-NC-ND 4.0: o artigo pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato; os créditos devem ser dados ao autor original e mudanças no texto devem ser indicadas; o artigo não pode ser usado para fins comerciais; caso o artigo seja remixado, transformado ou algo novo for criado a partir dele, o mesmo não pode ser distribuído.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.